Challenges of teaching mathematics in times of pandemic
Ebook - Desafios do ensino (Português (Brasil))

Keywords

mathematics, pandemic, teaching

How to Cite

Martins Lopes, R. (2024). Challenges of teaching mathematics in times of pandemic. Humans in Perspective, 67. https://doi.org/10.51249/hp67.2024.253

Abstract

This work written by the researcher has great relevance as it presents, through an empirical study, how the remote teaching of mathematics during the pandemic period affected student learning and teachers' teaching.

https://doi.org/10.51249/hp67.2024.253
Ebook - Desafios do ensino (Português (Brasil))

References

ABREU JÚNIOR, M. S. S., FREITAS, T. B., VIEIRA, A. R. L. As dificuldades dos professores em ensinar matemática no ensino médio. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes. UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019.

AFONSO, G. B., HOLETZ, M. S. Gamificando a Metodologia de Ensino da Matemática de Singapura no Ensino Fundamental. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS – v. 14, n. 34, p. 2-22, 2021.

ALMEIDA, A. S., RODRIGUES, G. M. A. L. Desafios do ensino remoto para surdos no período da COVID-19. Cadernos GPOSSHE On-Line, Fortaleza, v. 5, n, 1. p. 1-15. 2021.

ARAÚJO, H. R. S., FONSECA, G. F. Educação de crianças surdas: O bilinguismo e a realidade escolar no município de Natal. Revista Caparaó, v. 2, n. 2, p, 1-27, 2020.

BALTHAZAR, S. L., LEAL, D. As dificuldades em ensinar matemática nos anos iniciais na visão de um grupo docente. Plures Humanidades, v. 20, n. 2, p.

-312, 2019.

BARROS, D. J. S., PEREIRA, L. L., MACIEL, A. S. P. Os desafios docentes nos anos iniciais do ensino fundamental no atendimento ao aluno surdo. Revista Educação Básica em Foco, v.2, n.2, p. 1-6, 2021.

BASSO, S. E. O., FIORATTI, N. A., COSTA, M. L. F. A matemática diante da possibilidade do ensino remoto: uma discussão curricular. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.5, n. 2 p.192-213, 2020.

BRAGA, E. S. O. Resolução de problemas no ensino da matemática: algumas considerações. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 1, p. 2 – 21, 2020.

BREUNIG, R. T. Desafios e perspectivas no ensino da matemática na escola pública em tempos de pandemia. Salão do Conhecimento, UNUUÍ, XXI Jornada de Extensão, Ujuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, 20-23 de out- 2020.

CADOGAN, B. T. B., LEITE, M. G.L. M., REZENDE, L. A. Aprendizagem colaborativa no ensino remoto emergencial: experiências do projeto de extensão matemática sem barreiras. UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. III SENPE. Seminário Nacional Pesquisa em Educação, 2021.

CAETANO, M. A. G. Em tempos de ensino remoto: praticando Matemática no Google Forms a partir de um boletim epidemiológico sobre o Coronavírus- Covid-19. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2021.

CAMPOS, A.; BARBOSA, M.; BRANDELERO, N. O aluno com deficiência intelectual e o ensino remoto durante a pandemia do novo coronavírus: a realidade de uma escola do campo no interior do paraná. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. especial, p.69-80. 2022.

CARVALHO, L. S., CAVALARI, M. F. A História da Matemática na Educação Básica: Concepção de licenciandos(as) em Matemática. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p.1-26, 2019.

CARVALHO, M. C. S., ALVARENGA, E. A formação continuada dos professores que ensinam matemática e a educação inclusiva: intercessões possíveis. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 113768- 113787, 2021.

CHITATA, P. A., NHAMPINGA, D. A. A. Estratégias e desafios do ensino da matemática durante a pandemia do COVID 19 em Moçambique: experiências dos estudantes e professores de matemática formados na universidade Púnguè. RIEcim. UFT, Araguaína, v. 1, n. 1, p. 05 – 23, 2020.

CLESAR. C. T. S., GIRAFFA, L. M. M. Aprendizagens vivenciadas por professores que atuam em cursos de licenciatura em matemática no contexto do ensino remoto emergencial. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.41,

p. 90-105, 2021.

CROMIANSKI, S. R., SILVA, M. N., RODRIGUES, Q. D. F. CARDOSO, A. L. S. M. Ensino remoto de Matemática: a experiência de uma comunidade escolar durante a pandemia da COVID-19. Science and Knowledge in Focus, Macapá, v. 3, n. 2, p. 25-47, 2021.

CRUZ, L. M., MENEZES, C. C. L. C., COELHO, L. A. Formação continuada de professores/as da educação infantil num contexto pandêmico: reflexões freirianas. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 47, p. 158-179, 2021.

CUNHA, L. F. F., SILVA, A. S., SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista com Senso, v. 7, n. 3, p. 27-37, 2020.

DELMONDES, J. B., MACEDO, L. A. P. O auxílio da tecnologia no ensino da matemática. Brazilian Journals of Business, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 2350-2361, 2020.

EGUEZ, B. A.P., L. N. SILVA 2, M. S. S. O. VELOSO. Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente. Número Especial - I Encontro Cearense de Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – v. 8, n. 23, p. 738 – 751, 2021.

FEITOSA, E. F., SILVA, P. M., BRITO, A. J. L., RABELO, J. J. As práticas pedagógicas com o ‘ensino remoto’ de Fortaleza no contexto da pandemia COVID – 19. Revista eletrônica arma da crítica, n.14, p. 143-153, 2020.

FERREIRA, L. A.; CRUZ, B. D. S.; ALVES, A. O.; LIMA, I. P. Ensino de matemática e covid-19: práticas docentes durante o ensino remoto. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2020.

FERREIRA, S. F., SANTOS, A. G. M. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de Queimadas – PB. Revista científica semana acadêmica. Fortaleza-CE. Edição 207. v.9. p. 2-12. 2021.

GOMES, M. F. V. B., HAURESKO, C., STEFENON, D. L., SILVA, C. L., NOBUKINI, P. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID - 19: Trabalho e formação do professor de geografia no Paraná. Revista Pegada, v. 21, n.3, p. 307-331, 2020.

GONÇALVES, F. S. L. O ensino remoto emergencial e o ensino da matemática: percepção dos estudantes e professores de matemática durante a pandemia do novo coronavírus na cidade de Desterro-PB. Patos, 2021, 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal da Paraíba.

GONÇALVES, F. S. L.; CUNHA, D. S. O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro- PB. EaD em Foco, v. 11, n. 1, p. 1-13, 2021.

GROSSI, M. G. R., MINODA, D. S., FONSECA, R. G. P. Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n.3, p. 150-170, 2020.

GULARTE, F. N.; NASCIMENTO, F. K. V.; CARVALHO, A. V. ENEM em tempos de Pandemia: desafios enfrentados pelos docentes frente o ensino remoto da rede estadual de Presidente Kennedy/TO. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. 1-11, 2021.

GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; DE LUCA, G. G.; HENKLAIN, M. H. O.; PANOSSO, M. G.; KIENEN, N.; BELTRAMELLO, O.; GONÇALVES, V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, p.1-27, 2020.

HASSTENTEUFEL, G. R., PERTILE K. Influências da pandemia no ensino de matemática: uma reflexão sobre os saberes mobilizados por professores do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7, n.7, p. 386-400, 2021.

HOLANDA, M. D. M., FREITAS, I. B., RODRIGUES, A. C. S. Matemática no

ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 2, p. 56-69, 2020.

JACINTO, C. D., NASCIMENTO, C. R., ALMEIDA JUNIOR, J., SOARES, M. A

importância da disseminação da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CNEC Educação, v. 1, n. 1, p. 50-57, 2018.

JUNGES, F. C., KETZER, C. M.; OLIVEIRA, V. M. A. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas.

Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, set./dez. 2018.

LIMA, D. R. H., SILVA, P. V. GOMES, C. R. VAZ, C. L. D. Os desafios na relação professor-aluno nas aulas de matemática no período pandêmico da COVID-19. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. 1-16, 2021.

LIMA, F.C. S., MOURA, M. G. C. A formação continuada de professores como instrumento de ressignificação da prática pedagógica. Linguagens, Educação e ociedade, Teresina, ano 23, p. 242-259. Edição Especial, 2018.

LIMA, K. P., POERSCH, K. G., EMMEL, R. Dificuldades de ensino e de aprendizagem em Matemática no oitavo ano do Ensino Fundamental. REMAT, v. 6, n. 1, p. 01-15, 2020.

LIMA, M. S., SALES, S. M., BARROS, V. N. Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Fluxo Contínuo, p.284-300. 2021.

LUNARD, N. M. S. S., NASCIMENTO, A., SOUSA, J. B., SILVA, N. R. M., PEREIRA, T. G. N., FERNANDES, J. S. G. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. 1-22. 2021.

MAURELL, J. R. P., MACHADO, C. C., PEREIRA, E. C. O estado do conhecimento acerca das tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 21, n.1, p. 300-321, 2019.

MELO, E. S. N., SANTOS, C. R. A formação continuada de professores(as) no BRASIL: do século XX ao século XXI. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.11, p. 89-104. 2020.

MENEZES, A. S., FERRO, D. B., ROCHA, J. S., SILVA, J. E. Formação do professor no ensino da Matemática em tempos de isolamento social no ensino híbrido: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 10,

n. 5, p. 2-12. 2021.

MIRANDA, S. A., PEREIRA, E. C., PEREIRA, V. A. Importância da matemática: percepções sobre os saberes matemáticos dos pescadores artesanais. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.19, n.1, 141-159, 2017.

MORAES, E. M., COSTA, W. C. L., V. M. A. PASSOS. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. 1-14, 2021.

MOREIRA, J. A. M., HENRIQUES, S., BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p.351-364, 2020.

NASCIMENTO, L. B., ARAÚJO, K. S. S. Ensino remoto: possibilidades e desafios para os estudantes da educação básica, em tempos de pandemia do COVID-19. Anais do Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias. 2021.

OLIVEIRA, C. R., OLIVEIRA, G. S., SANTOS, A. O. Metodologias ativas e o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Valore, Volta Redonda, 6 (edição especial), p. 40-54, 2021.

PAIVA, V. L. M. O. Ensino remoto ou ensino a distância efeitos da pandemia. Estudos Universitários: Revista de cultura, v. 37, n. 1 e 2, p. 59-70, 2020.

PEREIRA, L. M. Os jogos e o origami no ensino remoto de matemática: possibilidades de metodologias. Rev. Franc. Edu. Santa Maria v.4, p. 89-95. 2021.

PEREIRA, R. S. G., SCHLÜNZEM JÚNIOR, K. A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática. Rev. FAEEBA. Ed. e contemp., Salvador, v. 29, n. 58, p. 358-371, 2020.

PERIPOLLI, P. Z., BEMME, L. S. B., ISAIA, S. M. A. Formação continuada de professores de Matemática com foco em contexto online, Educação Financeira, metodologias ativas e fluência tecnológica e pedagógica: uma revisão bibliográfica. Rencima, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-24, 2021.

PIRES, L. L. A., SOUZA, P. H., JESUÍNO, N. L. Educação de jovens e adultos, matemática e ensino remoto. Boletim online de Educação, Matemática, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 30-49, 2021.

RAMOS, T. C. A importância da matemática na vida cotidiana dos alunos do ensino fundamental II. Cairu em Revista, v. 06, n. 9, p. 201-218, 2017.

RÊGO, K. K. A., ONOFRE, E. G., ARAÚJO, N. F. M., NASCIMENTO, J. F. Educação em formato remoto: estratégias de ensino utilizadas por professores surdos da UEPB. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, v. 10, n. 25, 2021.

REIS, A. Q. M., NEHRING, C. M. A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.19, n.2, p. 339-364, 2017.

REIS, J. S. Modelagem matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia. Número Especial – I Encontro Cearense de Educação Matemática Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, 987 – 1001, 2021.

RESENDE, G., MESQUITA, M. G. B. F. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de matemática em escolas do município de Divinópolis, MG. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.15, n.1, p. 199-222, 2013.

ROCHA, F. S. M., ZIMER, T. T. B., CAMARGO, S., MOTTA, M. S. Formação continuada de professores de matemática para uso de tecnologias digitais: uma análise a partir de um curso de extensão. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, V. 16, p. 01-21, 2021.

ROCHA, G. F. S., VIEIRA, M. F. Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota. Dialogia, São Paulo, n. 39, p. 1-17, 2021.

ROCHA, K. Q. F. S., SILVA, L. B. L. O professor e os desafios no ensino da língua portuguesa para surdos. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 1, n. 2, p. 62-78, 2019.

RODRIGUES, C. K., PEREIRA, F. A., SANTOS, L. R. A., DANTAS, L. T Metodologias da Educação Matemática para o ensino remoto: uma revisão sistemática da literatura. Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências, v. 3, p. 323-342. 2021.

SANCHEZ JÚNIOR, S. L., SOUZA, P. F. C., LORDANI, S. F. S., SCHABARUM, M. I. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia COVID-19: um relato de experiência na educação superior. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 1-10, 2021.

SANTO, G. E., SILVA, M. S., LIMA, C. S., GOMES, M. F. F. A., SILVA, C. G. Ensino Remoto Emergencial no período da pandemia: um desafio no ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.9, p. 89926-89943, 2021.

SANTOS, A. O., OLIVEIRA, G. S. A prática pedagógica em geometria nos primeiros anos do ensino fundamental: construindo significados. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, n. 1, p. 388-407, 2018.

SANTOS, E. C. R., SILVA, M. O., VIEIRA JUNIOR, N. Novos tempos e novos desafios educacionais: a educação básica na modalidade remota durante a pandemia de COVID-19. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. 1-17. 2021.

SANTOS, J. E. B., ROSA, M. C., SOUZA, D. S. O ensino de matemática online: um cenário de reformulação e superação. Revista Interacções, n. 55, p. 165- 185. 2020.

SANTOS, M. R., BICUDO.M. A. V. Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 1329-1347, 2015.

SANTOS, P. O., SANTIAGO, J. M. A importância da visão matemática no processo de ensino aprendizagem. Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), Santa Maria/RS – Brasil. 30 de julho a 01 de agosto de 2014.

SARAIVA, K., TRAVERSINI. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020.

SCHWANZ, C. B.; FELCHER, C. D. O. Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto. Redin, Taquara/RS, FACCAT, v.9, n.1, p.91-106, 2020.

SHIMAZAKI, E. M., MENEGASSI, R. J., FELLINI, D. G. N. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-17, 2020.

SILVA, A. J. J., LOPES, A. P., SILVA, A. T. O., MAURICIO, A. C., SANTANA, F. F. S., SILVA, C. M., SANTOS, G.G., LOURENÇO, I. R. Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto em aulas de química do ensino médio em uma escola pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. JESH, v. 1, n. 3, p. 1-21, 2021.

SILVA, D. P. Ensino remoto emergencial em matemática e o Milieu didático- virtual: uma reflexão teórico-propositiva em contexto institucional e adverso. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.17, n. 39, p. 288-308. 2021.

SOUZA JÚNIOR, J. R. Dificuldades e desafios do ensino da matemática na pandemia. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da universidade Federal da Paraíba como requisito para a obtenção do título de licenciado em Matemática). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 32p, 2020.

SUNDE, R. M., JÚLIO, O. A., NHAGUAGA, M. A. F., O ensino remoto em tempos da pandemia da COVID-19: desafios e perspectivas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa. Teresina, ano 3, n. 3, v. 03, p. 1-17, set./dez. 2020.

TASCA, M., MATIAS, D. F., GEREMIAS, R. Desafios do ensino de matemática e ciências da natureza em um ambiente de pandemia. I Circuito Regional do XXVII Seminário de Iniciação Científica e XIV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão / Universidade do Oeste de Santa Catarina. – Joaçaba, SC: Editora Unoesc, 04 a 08 out. Joaçaba, SC. 2021.

TEIXEIRA, C. J., FRAZ, J. N., FERREIRA, W. C., MOREIRA, G. E. Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debates em Educação, Maceió, v. 13 n. 31, p. 967-991. 2021.

VALÊNCIA, A. F. Tecnologia e educação matemática em tempos de pandemia. Olhar de Professor, v. 23, p.1-4, 2020.

VIEIRA, M. F., SILVA, C. M. S. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE. v. 28, p. 1014-1031. 2020.

WALDMANN, G. T., SILVA, G. C., SANTOS JUNIOR, G. O ensino de probabilidade e estatística e as tendências em educação matemática: uma análise em dissertações e teses – Brasil. Revista ESPACIOS, v. 38, n. 35, p. 1-16, 2017.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...