Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos da rede pública de ensino em relação à atuação dos professores de educação física do Centro Integrado de Esporte e Cultura RN Vida no processo de desenvolvimento cognitivo, motor e de aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino. A pesquisa conduzida é um estudo de campo que emprega métodos qualitativos e quantitativos. A pesquisa foi realizada no Centro Integrado de Esporte E Cultura RN Vida, localizado à Av. Gerônimo Câmara, 1756, Lagoa Nova. Natal-RN. O envolvimento e a interação dos alunos em sala de aula também desempenham um papel crucial na formação de percepções dos professores de educação física. Quando os alunos se sentem ativamente envolvidos em seu processo de aprendizagem, eles são mais propensos a formar opiniões positivas sobre seus professores e a disciplina em si. Envolver os alunos por meio de atividades que promovam a colaboração, como esportes em equipe ou desafios em grupo, promove um senso de comunidade e pertencimento. Além disso, a comunicação eficaz entre professores e alunos melhora a atmosfera geral da sala de aula. Por exemplo, professores que incentivam os alunos a compartilhar seus pensamentos e experiências relacionadas à educação física criam um ambiente onde as vozes dos alunos são valorizadas. Essa dinâmica interativa não apenas aumenta o entusiasmo dos alunos pela disciplina, mas também melhora sua experiência educacional geral nas aulas de educação física.
References
BARBOSA, N. S.; ASSUNÇÃO, J. R. Educação física e psicomotricidade: fatores associados ao desenvolvimento cognitivo infantil. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e9984, 2020.
FREITAS, Vinicius Da Silva; RÔAS, Yuri Alexander dos Santos; ABREU, José Roberto Gonçalves de. O papel da atividade física na aprendizagem motora e desenvolvimento infantil. Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-13, e23893, jan./abr. 2023.
GUEDES, Adenise Alexandre de Brito; LIMA, Joel Cleiton Maia; SILVA, Josivaldo Jorge Gonçalves; DE FIGUEIREDO, Malena Poliana Pereira; PEREIRA , Maria Milizia Heline de Figueiredo. A Utilização do Lúdico nas Aulas de Educação Física Escolar. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024.
LIMA, L. A. P.; ALVES, C. C. A. a relevância da psicomotricidade nas aulas de educação física na educação infantil. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 156–166, 2022.
MAIA, D. F.; FARIAS, Álvaro L. P. de; OLIVEIRA, M. A. T. de. Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento da criançA. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 3, p. e8623, 2020.
NOGUEIRA, Nathálya Gardênia de Holanda Marinho. O conhecimento do professor de Educação Física sobre aprendizagem motora. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021.
SILVA, Maria Vitória Camargos; LIMA, Silvia Cristina Fernandes. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 72–83, 2020.