Abstract
O objetivo principal deste artigo é explorar a função dos professores dentro da estrutura da inclusão escolar. Consequentemente, este estudo pretende examinar a inclusão em sala de aula, reconhecendo que o tema da inclusão tem atraído considerável atenção em discussões diárias, particularmente em ambientes educacionais onde crianças de diversas origens étnicas, cores e culturas interagem regularmente. Infelizmente, casos de exclusão frequentemente surgem nesses contextos. Quanto à metodologia empregada nesta pesquisa, ela é caracterizada como bibliográfica e documental com ênfase qualitativa, utilizando recursos como livros, artigos, revistas e bancos de dados acadêmicos, incluindo Scielo e Google Acadêmico, entre outros. Em última análise, este trabalho aspira atuar como um catalisador para mais investigação e exploração para aqueles interessados no tópico. Também é esperado que ele sirva como um recurso para o desenvolvimento profissional, fazendo uma contribuição significativa para o discurso acadêmico voltado para a preparação de educadores que se envolverão em práticas educacionais inclusivas.
References
FIGUEIRA, Emílio. O que é Educação Inclusiva: Brasiliense, São Paulo, 2011.
JESUS, Denise M. Construindo uma prática pedagógica diferenciada pela via da formação continuada. IN: XII ENDIPE. Curitiba: 2004; PUCPR: 2004.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2 Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
MARINHO, Eliane A. R.; MERKLE, Vânia Lucia B. Um olhar sobre o autismo e sua especificação. Curitiba, n2, p.6085-6090, 29 out. 2009.
MAZZOTA, M.J.S. Educação Especial no Brasil. São Paulo: Cortez, 1996.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Desafios atuais na formação do professor de educação especial. In: Revista Integração. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, ano 14, nº 24, 2002.
MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais; Tradução Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SÁNCHEZ, Arnaiz Pilar. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista Inclusão, Brasília, vol. 1, nº 1, outubro de 2005.
SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian e PRIETO, Rosângela Gavioli. A educação especial. In:- OLIVEIRA, Romualdo Portela de e ADRIÃO, - Theresa (orgs.). Organização do ensino no Brasil. São Paulo: Xamã, 2002.
XAVIER, Alexandre Guedes Pereira. Ética, técnica e política: a competência docente na proposta inclusiva. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial, 2002.