O Ensino de ciências, a BNCC e as tecnologias educacionais no contexto da pandemia no Município de Brejo da Madre de Deus-PE
Ebook - O Ensino de ciências

Palavras-chave

BNCC, ciências, ensino, educação

Como Citar

Maria Oliveira de Araujo , A. . (2023). O Ensino de ciências, a BNCC e as tecnologias educacionais no contexto da pandemia no Município de Brejo da Madre de Deus-PE. Humanas Em Perspectiva, 44. https://doi.org/10.51249/hp44.2023.201

Resumo

Esse novo ebook produzido pela pesquisadora Ana Maria Oliveira de Araujo coloca em discussão a importância do uso das tecnologias para a melhoria do ensino e aprendizado nas ciências. Esse aprendizado pode ser obtido pelas lições adquiridas durante o uso da tecnologia no período da pandemia e como isso afetou o cotidiano de alunos e professores.

https://doi.org/10.51249/hp44.2023.201
Ebook - O Ensino de ciências

Referências

ABELLÓN, Marcos. Professor: as dificuldades para utilizar a tecnologia dentro da sala de aula das escolas públicas brasileiras. Direcional das escolas/ a revista do gestor escolar. Disponível em: https://direcionalescolas.com.br/professor-as-dificuldades-para-utilizar-a-tecnologia-dentro-da-sala-de-aula-das-escolas-publicas-brasileiras/ acessado em: 04/11/2020.

AGUIAR, Márcia Angela da S. BOTLER, Alice Miriam Happ. Educação Básica e novo fundeb em tempos de Pandemia. Biblioteca Virtual anpae. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/EducacaoBasicaNovoFundeb.pdf. Acessado em: 08/01/2021.

AMORIM, Antônio Fidalgo. BARBOSA, Emanuelle se Souza. Possibilidades e limites da EaD considerando a questão do trabalho docente. Disponível em: https://katharineninive.blogspot.com/2020/07/implicacoes-pedagogicas-da-ead-e-o.html. Acessado em: 28/01/2021.

ARAGUAIA, Mariana. Plano nacional de educação (PNE). Brasil escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/plano-nacional-educacao-pne.htm/ acessado em: 12/10/2020.

BARCELLOS, Roberta. Métodos e técnicas de estudo e pesquisa. Roberta Barcellos. São Gonçalo, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, Carlos. Ciências. Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino. 6 ed. São Paulo: Ática, 2015.

BARROS, Carlos. Ciências. Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino. 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.

BATISTONI, Inae.et al. Lições de Pandemia/ Revista educação básica em foco. 2020.Disponível em:

https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos/Licoes-de-Pandemia-Inae-Meire-Sandra-Sonia.pdf. Acessado em: 20/10/2020.

BAUER, M., GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10701/10701_6.PDF. Acessado em: 08/12/2020.

BITTENCOURT, P. A. S., & Albino, J. P. (2017). O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, 205-214. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.9433. Acessado em: 10/11/2020.

BAZZO, W. PEREIRA, L. T. DO V. Introdução aos estudos CTS 9 ciência, tecnologia e sociedade). Disponível em:

https://www.academia.edu/28727647/Introdu%C3%A7%C3%A3o_aos_estudos_CTS_Bazzo_et_al. Acessado em: 10/01/2021.

BRAGA, Ana Regina Caminha. Quais lições a covid-19 deixa para a educação em 2021?. Disponível em: https://defatoonline.com.br/quais-licoes-a-covid-19-deixa-para-a-educacao-em-2021/. Acessado em: 13/01/2021.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB: passo a passo: Lei de diretrizes e base da educação nacional, Lei nº 9.394/96 comentada e interpretada, artigo por artigo/ Carlos da Fonseca Brandão. – 4. Ed. ver. E ampl. São Paulo: Avercamp, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acessado em: 11/01/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01/09/2020.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Link https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 07/01/2021.

BRASIL. PNE em movimento/ Programa do MEC/metas. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/assistencia-tecnica/programas-do-mec-metas. Acesso em: 07 jan 2021.

BRASIL. Medida provisória nº 934, Lei nº 13.979/02/2020. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349/pdf. Acessado em: 14/01/2021.

BRASIL. Portaria nº 36, de março de 2020. Disponível em: https://epge.fgv.br/files/default/portaria-capes-36-de-19-de-marco-de-2020.pdf. Acessado em: 28/01/2021.

BRASIL. Censo escolar 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Notas+Estat%C3%ADsticas+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/43bf4c5b-b478-4c5d-ae17-7d55ced4c37d?version=1.0. Acessado em:15/09/2020.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília. MEC/SEF, 1997.

CANTO, Eduardo Leite do. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano: manual do professor/ Eduardo Leite do Canto, Laura Celloto Canto. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

CARDOSO, Jordania Nunes. BRITO, Maria Durciane Oliveira. As aulas remotas e a nova proposta da base nacional comum curricular para o ensino de ciências. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67998. Acessado em: 05/02/2021.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf. Acessado em: 13/12.2020.

CASTINI, Remi. A Pandemia que mudou uma nova educação para o século 21. Disponível em: https://www.metropoles.com/conteudo-especial/a-Pandemia-que-moldou-uma-nova-educacao-para-o-seculo-21. Acessado em: 30/01/2021.

CODEBUDDY. 5 consequências da Pandemia para a educação. Disponível em: https://www.codebuddy.com.br/blog/5-consequencias-positivas-da-Pandemia-para-a-educacao/. Acesso em: 12/01/2021.

COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em: 08/01/2021.

COSTA, Irelda Barbosa da. Linguagem midiática: autoria e coautoria. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/linguagem-midiatica-autoria-e-coautoria/73548/. Acesso em: 08/01/2021.

DANIEL, John. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/327/262. Acesso em: 02/01/2021.

DELIZOZOICOV, D. PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360500296/Ensino-de-Ciencias-Fundamentos-e-Metodos-1. Acesso em: 05/01/2021.

OLIVEIRA, Diego Rafael Ferreira. ARRUDA, Silvana Gonçalves de. Aulas remotas no ensino de biologia: uma abordagem acerca da covid-19 com alunos da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68087. Acessado em: 05/02/2021.

DIRECIONAL ESCOLAS. Como será a educação pós Pandemia? Disponível em: https://direcionalescolas.com.br/como-sera-a-educacao-pos-Pandemia/. Acessado em: 09/01/2021.

DUARTE, V. M. Textos multimodais e letramento. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/154537390/Textos-Multimodais-e-Letramento-viviane-mduarte. Acessado em: 13/01/2021.

EDUCADOR 360. BNCC e ciências da natureza: saiba o que se espera para o ensino de ciências a partir de agora! Disponível em: https://educador360.com/gestao/ciencias-da-natureza/. Acessado em: 11/01/2021.

Faz Educação e Tecnologia. Como o uso da tecnologia é previsto pela BNCC. Disponível em: https://www.fazeducacao.com.br/post/uso-da-tecnologia-e-previsto-pela-bncc. Acessado em: 04/11/2020.

FELIPHE, Luiz. Educação em 2020: maiores perdas e ganhos na Pandemia. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/educacao-em-2020-maiores-perdas-e-ganhos-na-Pandemia/. Acessado em: 09/01/2021.

FERRAZ, Carina Raquel Borges Caldas. O aluno do século XXI- desafios e perspectivas para o ensino de ciências e Biologia. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-aluno-seculo-xxidesafios-pespectivas-para-ensino-.htm. Acessado em: 12/01/2021.

FIA, Fundação Instituto de Administração. Corona vírus: impactos na educação do Brasil e do mundo. Disponível em https://fia.com.br/blog/coronavirus-impactos-na-educacao/. Acessado em:15/09/2020.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Pesquisa sobre uso de tecnologia nas escolas aponta principais desafios que educadores enfrentam na sala de aula. Disponível em http://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/pesquisa-sobre-uso-de-tecnologia-nas-escolas-aponta-principais-desafios-que-educadores-enfrentam-na-sala-de-aula/. Acessado em: 02/09/2020.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de Pandemia. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-Pandemia-informe-n-1. Acessado em: 29/01/2021.

FRANCO, Luiz Gustavo. MUNFORD, Danusa. Reflexões sobre a base nacional comum curricular: um olhar da área de ciência da natureza. Disponível em: file:///C:/Users/ana-2_000/Downloads/582-Texto%20do%20artigo-1853-1-10-20180428.pdf. Acessado em: 06/01/2021.

FREITAS, Maria do Carmo D. e ALMEIDA, Marcos Garcia. Docentes e discentes na sociedade da informação. v. 2. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de Pandemia. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-Pandemia. Acessado em: 29/01/2021.

GADOTTI, Moacir. Concepções dialética da educação: um estudo introdutório? 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GAROFALO, Débora. O que esperar da educação pós Pandemia. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/05/13/o-que-esperar-da-educacao-pos-Pandemia.htm. Acessado em: 09/01/2021.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo. Atlas 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas pesquisa social. Disponível em: https://materialinglesfe.files.wordpress.com/2012/11/texto-02-pesquisa-social.pdf. Acessado em: 10/01/2021.

GODOY, Arilda S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Disponível em: https://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/38183-75982-10-pb.pdf. Acessado em: 03/01/2021.

GRANDIZOLI, Edson. Educação e Pandemia: desafios e perspectivas. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-Pandemia-desafios-e-perspectivas/. Acesso em:15/09/2020.

INFOGEEKIE. BNCC: o que muda no ensino de ciências? Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/bncc-ciencias/. Acesso em: 11/01/2021.

YIN, Robert, K. Estudo de caso: planejamento e método. Disponível em: https://saudeglobaldotorg1.files.wordpress.com/2014/02/yin-metodologia_da_pesquisa_estudo_de_caso_yin.pdf. Acesso em: 13/01/2021

JÚNIOR, César da Silva. SANCHES, Paulo Sérgio Debaque. Ciências: ciências entendendo a natureza. Saraiva. 1998.

KOCH, Marlene Z. As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/498/Koch_Marlene_Zimmermann.pdf?sequence=1. Acessado em: 13/01/2021.

KONNET TELECOM. Quais os impactos da Pandemia na educação- e como eles podem afetar o futuro. Disponível em: https://konnet.com.br/blog/impactos-Pandemia-educacao-como-podem-afetar-futuro. Acessado em: 09/01/2021.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acessado em: 10/01/2021.

KRASILCHEK, Myriam. O ensino de ciências. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/139539181/Krasilchik-2000-ensino-de-ciencias. Acessado em: 15/12/2020.

LOPES, Sônia. Investigar e conhecer: ciência da natureza, 8º ano/ Sônia Lopes. São Paulo: Saraiva. 2015. (Investigar e conhecer: ciências da natureza).

LOPES, Sônia. Inovar Ciências da natureza, 9º ano: ensino fundamental, anos finais/ Sônia Lopes. Jorge Audino. São Paulo: Saraiva. 2018.

MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação a pesquisa bibliografia: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa/ Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=2z0A3cc6oUEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false. Acessado em: 27/10/2020.

MACHADO, Patrícia Lopes Pimenta. Educação em tempos de Pandemia: o ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-Pandemia acessado em:07/12/2020.

MACKER MIND. Educação pós Pandemia: quais serão as principais mudanças e tendências. Disponível em: https://mindmakers.com.br/educacao-pos-andemia/#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%B3s-Pandemia%20exigir%C3%A1%20ainda%20mais%20de%20uma,aplica%C3%A7%C3%A3o%20de%20novos%20conte%C3%BAdos%20ser%C3%A3o%20de%20suma%20import%C3%A2ncia. Acessado em: 09/01/2021.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância/ João Mattar. Série Educação e Tecnologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MARTINHO, Tânia. POMBO, Lúcia. Potencialidade das TIC no ensino das ciências naturais- um estudo de caso/Revista eletrônica. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1359/1/2009000446.pdf. Acessado em: 10/12/2020.

MENDES. Iba. As três principais concepções de ciências. Disponível em: http://www.ibamendes.com/2011/04/as-tres-principais-concepcoes-de.html. Acessado em: 06/01/2021.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behens. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias da pesquisa em ensino/ Marco Antonio Moreira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

BNCC. Movimento pela base. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/. Acessado em: 07/08/2021.

NARD, R. DINIZ, R. E. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. Disponível em: ttps://www.scielo.br/pdf/ep/v39n2/a04v39n2.pdf. Acessado em: 13/01/2021.

NERY, Ana Luiza Petillo. Geração alpha ciências: ensino fundamental: anos finais: 6º ano/ Ana Luiza Petillo Nery, André Catani, João Batista Aguiar; editora responsável Lia Monuilhott Bezerra; 2º edição. São Paulo.2018.

NETO, Jorge Megid. Parecer Analítico sobre a BNCC- ciência da natureza. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_8_CI_Jorge_Megid_Neto.pdf. Acessado em: 06/01/2021.

NOVO, Benigno Núnez. Aulas remotas em tempos de Pandemia. Brasil Escola. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/aulas-remotas-em-tempos-de-Pandemia.htm.Acessado em:15/09/2020.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, monografias, dissertações e teses. 5. ed. [rev.]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PAULA. Ana. Professores e educação digital. Disponível em: https://61ped.blogspot.com/2009/06/questionario-feito-com-professores-de.html. Acessado em: 21/09/2020.

PASQUETTI, Loreni Lúcia. NASCIMENTO, Cinara Ourique do. A utilização das linguagens midiáticas na relação alunos e professores no ambiente escolar. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/313944370_A_utilizacao_das_linguagens_midiaticas_na_relacao_alunos_e_professores. Acessado em: 08/01/2021.

PASSOS, Eduardo. SILLOS, Angela. Tempos de Ciências 8/ organizadora editora do Brasil; obra coletiva desenvolvida pela editora do brasil. 2. ed. São Paulo. 2015.

PEREIRA, Ana Maria. Projeto Apoema Ciências 6/ Ana Maria Pereira, Margarida Santana, Mônica Waldheim. 2 ed. São Paulo. Editora do Brasil, 2015.

PEREIRA, Lucila Conceição. Tecnologia na escola e no ensino. InfoEscola navegando e aprendendo. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/tecnologia-na-escola-e-no-ensino. Acesso em: 28/08/2020.

PIRES, Raquel Sanzovo. Perspectivas atuais no ensino de ciências: objetivos, conteúdos e métodos. Disponível em: https://fce.edu.br/blog/perspectivas-atuais-no-ensino-de-ciencias-objetivos-conteudos-e-metodos/. Acesso em: 12/01/2021.

PORFÍRIO, Francisco. Racionalismo/ Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/racionalismo.htm. Acesso em: 06/01/2021.

PUC. O ensino de ciências no Brasil: um breve resgate histórico. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11290/11290_4.PDF. Acesso em: 09/01/2021.

REDE COLABORATIVA CONEXÃO XALINGO. Dados sobre a tecnologia na educação. Disponível em: https://conexao.xalingo.com.br/2018/03/02/dados-sobre-a-tecnologia-na-educacao/. Acesso em: 02/09/2020.

RICO, Rose. O que prevê a BNCC para o ensino de ciências? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/61/o-que-preve-a-bncc-para-o-ensino-de-ciencias. Acesso em: 30/08/2020.

ROSANA, Hoffman Câmara. Análise de conteúdo: da teoria a prática em pesquisas sociais aplicadas as organizações. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 08/12/2020.

SANTANA, Olga Aguilar. Ciências Naturais, 9º ano. Olga Aguilar Santana, Aníbal Fonseca de Figueiredo Neto, Erika Mozena. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf. Acesso em: 02/01/2021.

SANTOS, AL Javan Sami Araújo dos. Júnior Salatiel Braga Trajano. Propositiva de um plano de contingenciamento em tempos de COVID-19: da secretaria as escolas de Rio Largo. Disponível em: http://www.educacaobasicaemfoco.net.br/01/Artigos/Propositivas-de-um-plano-Rio-Largo-ALAGOAS-Javan-Salatiel.pdf. Acesso em:08/01/2021.

SANTOMAURO, Beatriz. O que ensinar em ciências. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias#:~:text=%20O%20que%20ensinar%20em%20Ci%C3%AAncias%20%201,ensino%20tornou-se%20experimental%2C%20no%20chamado%20modelo...%20More %20. Acesso em: 12/01/2021.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312660166_Dermeval_Saviani_e_sua_historia_das_ideias_pedagogicas_no_Brasil_em_busca_da_compreensao_de_um_autor_e_de_uma_obra. Acesso em: 21/12/2020.

SILVA, Wender Antônio da. KALHIL, Josefina Barrera. Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico. Disponível em: file:///C:/Users/ana-2_000/Downloads/19155-70938-1-PB.pdf. Acessado em: 12/12/2020.

SILVA, Alexandre Fernando da. VIEIRA, Carlos Alexandre. O ensino de ciências no ensino fundamental e médio: Reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Disponível em: file:///C:/Users/ana-2_000/Downloads/314-Texto%20do%20artigo-628-2-10-20170508%20(1).pdf. Acesso em:10/01/2021.

SILVA, Katharine Ninive Pinto. LIMA, Elvis Saraiva de. Desafios para acesso no Brasil e educação. Disponível em: https://katharineninive.blogspot.com/2020/07/desafios-para-acesso-internet-no-brasil.html. Acessado em: 28/01/2021.

SILVA, Katharine Ninive Pinto. LIMA, Fernanda Cândido de. Ensino remoto durante a Pandemia de covid-19: com a palavra, os docentes brasileiros. Disponível em: https://katharineninive.blogspot.com/2020/06/ensino-remoto-durante-Pandemia-de-covid.html. Acessado em: 28/01/2021.

SOMAVILLA, Adriana Stefanello. ZARA, Reginaldo Aparecido. Ciências e o ensino de ciências no Brasil. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID326/v11_n3_a2016.pdf. Acesso em 09/01/2021.

SOUZA, Talita de. Pandemia provoca abandono e retrocesso na educação, dizem estudos. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/brasil/2021/01/Pandemia-provoca-abandono-e-retrocesso-na-educacao-dizem-estudos.html. Acessado em: 29/01/2021.

TEIXEIRA, Silvana. PNE- conheça as 20 metas do plano nacional de educação. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/pne-conheca-as-20-metas-do-plano-nacional-de-educacao. Acesso em: 07/01/2021.

TUMULERO, Naína. Pesquisa de campo: conceitos, finalidade e etapas de como fazer. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisa-de-campo/. Acesso em: 28/10/2020.

USBERCO, João. Companhia das ciências - 7º ano. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 20

VALE O CLIQUE. Tecnologia na educação: importância, vantagem e desvantagens. Disponível em: https://www.valeoclique.com.br/tecnologia-na-educacao/. acessado em: 12/01/2021.

ZABALA. A. A prática educativa - como ensinar. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/66309331/ZABALA-A-A-pratica-educativa-como-ensinar-1998. Acesso em: 12/01/2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...