A SALA AMBIENTE, OS RECURSOS PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS E AS METODOLOGIAS ATIVAS
A SALA AMBIENTE

Palavras-chave

Educação. Sala Ambiente. Recursos Pedagógicos Diversificados. Metodologias ativas. Ensino e Aprendizagem

Como Citar

Monteiro Júnior, W. (2023). A SALA AMBIENTE, OS RECURSOS PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS E AS METODOLOGIAS ATIVAS: AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A IMPLANTAÇÃO DA SALA AMBIENTE NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL. Humanas Em Perspectiva, 10. https://doi.org/10.51249/hp10.2024.1789

Resumo

Este artigo aborda o tema da sala ambiente e os recursos pedagógico diversificados elegendo como problema de pesquisa como a utilização dos recursos pedagógicos diversificados e das metodologias ativas na sala ambiente podem contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes? As questões norteadoras da pesquisa são como estruturar a sala ambiente com os recursos pedagógicos para que ela não seja uma sala fixa apenas ornamentada? Como a sala ambiente, os recursos pedagógicos diversificados e as metodologias ativas podem contribuir para a melhoria do comportamento e da aprendizagem dos estudantes? Qual a relevância de se criar salas ambientes em escolas pertencentes ao Programa de Ensino Integral e que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem? Como pressuposto central a utilização dos recursos pedagógicos diversificados e das metodologias ativas na sala ambiente contribuem para a melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes. Os objetivos específicos são relacionar o resultado positivos das notas dos estudantes com a utilização dos recursos pedagógicos diversificados e das metodologias ativas na sala ambiente, registrar as principais contribuições no processo de ensino e aprendizagem utilizando recursos pedagógicos diversificados e metodologias ativas na sala ambiente, constatar a relevância da implantação da sala ambiente em escolas pertencentes ao Programa de Ensino Integral. A pesquisa quali-quanti foi selecionada para a elaboração desta pesquisa e o estudo de caso como método de investigação. A análise dos dados da pesquisa demonstrou avanços nos resultados na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo de 2018 referente ao ano de 2017, o índice da escola passou de 1,60 para 3,30. Em 2019, a turma do 6º ano A alcançou 86,42 de acertos no resultado da Avaliação de Aprendizagem em Processo e o 7º ano A conseguiu 72,67 na mesma avaliação, todas essas turmas participaram da experiência da sala ambiente.

https://doi.org/10.51249/hp10.2024.1789
A SALA AMBIENTE

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Pesquisa em site: https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/Relatorio/RelatorioAAP#, acesso em 21/04/2021, às 21h20.

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