CHOQUE ENTRE MUNDOS
CHOQUE ENTRE MUNDOS

Palavras-chave

Trabalho docente. Tecnologias e Educação. Choque da Realidade. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Professor Tradicionais.

Como Citar

de Lima Silva, E. ., Cristina da Silva Pessoa , T. ., de Oliveira Nocchi, R. ., & Vitor de Lima, J. . (2024). CHOQUE ENTRE MUNDOS: AS COMPETÊNCIAS DO DOCENTE DO SÉCULO XXI, FRENTE AOS DOCENTES TRADICIONAIS – UMA ANÁLISE SOBRE SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS QUANTO A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO. Humanas Em Perspectiva, 10. https://doi.org/10.51249/hp10.2024.2005

Resumo

É notório que o uso das tecnologias dentro da sala de aula ainda se apresenta como um desafio muito grande para muitos docentes, principalmente aos de escolas públicas municipais e estaduais em todo o país quanto ao desenvolvimento de seu trabalho docente. Os devidos questionamentos, bem como a abordagem sobre o tema e suas principais reflexões sobre quais são os reais potencialidades educativas das tecnologias junto ao processo de ensino e aprendizagem para os alunos da geração Z, e de que forma elas podem influenciar as ações pedagógicas, estão presentes em várias pesquisas educacionais apresentadas neste artigo. Sob esta ótica de um docente, este artigo tem como objetivo, apresentar quais são as principais dificuldades através de uma revisão de literatura sobre o tema, apresenta os docentes do ensino público junto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC dentro de uma sala de aula. Toda pesquisa foi caracterizada como sendo uma pesquisa descritiva, cujos objetivos foram caracterizados como sendo uma pesquisa exploratória com procedimentos técnicos de uma pesquisa bibliográfica, fundamentados com achados de artigos já defendidos e publicados em anais de revistas e eventos sobre o assunto. Os resultados da pesquisa apresentaram resultados desanimadores quanto ao problema, uma vez que pela falta de politicas públicas por parte do governo, muitos docentes não são treinados e muitos outros entram para lecionar sem nenhuma ou até mesmo, qualquer base para a instrução do conhecimento usando ferramentas da TICs. Como conclusão, o artigo demonstrou que é extremamente necessário que os docentes em um contexto geral vençam o receio de usar as tecnologias em seu laboro diário em sala de aula, haja vista que com isso, acabará por ele mesmo sendo o responsável pela ruptura do paradigmática a partir da mudança de seu próprio comportamento. Por fim, fica claro que também as instituições públicas precisam urgentemente de investimentos em equipamentos novos, como lousas digitais, aplicativos como canvas, bem como e investimentos em suas formações, através de especializações como mestrados e doutorados a fim de contribuir com o aumento da qualidade do ensino atual para um ensino mais moderno, realista e tecnológico.

https://doi.org/10.51249/hp10.2024.2005
CHOQUE ENTRE MUNDOS

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002..

PRENSKY, Marc. “Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo!”. São Paulo: Phorte, 2010.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

Perrenoud, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.

Perrenoud, P. Construir as competências desde a escola. Artmed, 1999.

Perrenoud, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Artmed, 1999

ROSA, Rosemar. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. In: Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2013. p. 214-227.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. Sãoaulo: Atlas, 1987

YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2003

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15542.shtml

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...