Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e oportunidades na integração da tecnologia na prática pedagógica na perspectiva do professor do ensino fundamental. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de uma escola de ensino fundamental localizada no município de Vieirópolis no estado da Paraíba. A metodologia utilizada na coleta de dados foi à entrevista com duas professoras. A coleta busca informações acerca da formação dos docentes e sua percepção sobre o processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que as professoras tiveram formação continuada para desenvolver suas aulas utilizando os recursos tecnológicos digitais Também indicaram que ainda há a necessidade de aprender ainda mais a manuseá-los para enfrentar os desafios que poderão surgir. Nesta perspectiva, os docentes reconhecem que estudos e reflexões devem ser realizados para potencializar a formação continuada sobre a integração das tecnologias na prática pedagógica e que possam contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-dejunho-de-2020-261924872. Acesso em maio de 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GASPARIN, R. O Gestor e a Formação dos Professores para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2014.
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MARTINS, Sandra Cristina Batista, et al. As Tecnologias na Educação em Tempos de Pandemia: Uma Discussão (Im) pertinente. Interacções, 2020,16. 55:6-27.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo et al. Formação docente e novas tecnologias. In: IV Congresso RIBIE, Brasília. 1998.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da informação 1997, 26: 146 -153.
_________________. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso p.27-45, 2015.
PERRENOUD, F. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
SANTOS, N. Espaços Virtuais de Ensino Aprendizagem. São Paulo: Infolink, 1998.
SOUZA, I. R. L; MAGALHÂES, H. P. de. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 01, n. 01, julh/dez 2008.
VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimentos: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.
ZIPPIN, Mirian Paura Sabrosa. Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo, Ed. Cortez, 1999.