A paz do âmbito escolar
PDF

Palavras-chave

educação, ensino, paz

Como Citar

Christina Alves da Cunha Pereira, M. . (2025). A paz do âmbito escolar: um novo olhar para o processo de ensino e aprendizagem. Humanas Em Perspectiva, 86. https://doi.org/10.51249/hp86.2025.325

Resumo

Esse novo ebook produzido apresenta uma discussão essencial sobre os processos de melhoria do ensino e aprendizagem na sala de aula, permitindo uma reflexão metodológica e teórica sobre o tema.

https://doi.org/10.51249/hp86.2025.325
PDF

Referências

ALLESSANDRINI, Cristina Dias. Oficina Criativa e Psicopedagogia. Rio de Janeiro: Casa do Psicólogo, 1996.

BEE, H. A criança em desenvolvimento. 2ª ed. Petrópolis, Vozes , 1982

BRASIL. Decreto Nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001.

_________. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)

__________/ SEF. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRUNER, J.S. O processo da educação. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1971. Disponível em: C:UsersHPDesktopPsicopedagogiaQuem é o psicopedagogo institucional numa instituição de nível superior.mht. Acesso em: 23 Dezembro 2010.

CASTRO, Celso Antônio Pinheiro de. Sociologia Geral: São Paulo: Atlas, 2000.

CHRISPINO, A.; CHRISPINO, R. S. P. Políticas Educacionais

CURY, Augusto, 1958 – Pais brilhantes, professores fascinantes / Augusto Cury. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. (Auto-estima).

ESCLARÍN, Antonio Perez. Educar valores e o valor de educar – parábolas. São Paulo: Paulus, 2002

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.

FREIRE, Paulo.A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000, p. 26) .

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 3ª Ed., São Paulo: Cortez, 1995.

KALOUSTIAN, SÍLVIO MANOUG. Família brasileira, a base de tudo. 03.ed. São Paulo: Calçadense, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MEKSENAS, PAULO. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Calçadense, 1994.

MORETTI, Sergio L. Amaral. A escola e o desafio da modernidade. Revista ESPM: v. 6, São Paulo, jan/fev, 1999.

Octubre de 1999. Declaración y programa de acción sobre una Cultura de Paz ONU. Resolución A/RES/53/243, aprobada por la Asamblea General el 6 de

PARO, V.H. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo =: Cortez, 2002.

PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças. Porto Alegre: Artmed, 2001

PORTO, Olívia. Psicopedagogia institucional: teoria, prática e assessoramento

psicopedagógico. Editora Wak, 2006.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Democracia institucional na escola. Revista de Administração Educacional Recife: Janeiro / junho. 1998. V1, nº2.

SANTOS, Gilberlande P. Vieira dos, 1974: Nove passos para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Recife: Libertas, 2008.

SANTOS, Marinalva Batista dos. Quem é o psicopedagogo institucional numa instituição de nível superior? Disponível em: violência: mediação do conflito escolar. São Paulo: Biruta, 2002.

WEFFORT, F. Escola, Participação e Representação Formal. Petrópolis: Vozes, 1995.

WERNECK, Hamilton, 1942. Prova, provão, camisa de força da educação: Uma crítica mordaz aos sistemas de avaliação crivada de humor e propostas. Petropolis, Rj: Vozes, 1995.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS E OUTROS

Bíblia Online www.bibliaonline.com data: 16/10/2014, acessado ás 19:00h

(UNINOVE). E-mail: mgohn@uol.com.br

Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da

Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. – Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 2010. 256 p.ISBN: 978-85-7652-133-4

Cultura de paz 2. Não violência 3. Brasil I. UNESCO II. Associação Palas Athen

NVI Nova Versão Site de pesquisa: http://www.estudos.casadosenhor.com.br/estudo.asp?id=67

E24e Educação inclusiva : v. 1 : a fundamentação filosófica / coordenação geral SEESP/MEC; organização Maria Salete Fábio Aranha. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004. 28 p. 1. Educação inclusiva. 2. Educação infantil. 3. Diretrizes da educação. I. Brasil. Secretaria de Educação Especial. II. Aranha, Maria Salete F.. III. Título

FUNDAÇÃO SM; OEI. A qualidade educação da sob o olhar dos professores. SãoPaulo: Ed. SM,2008. Disponível em: <http://www.edicoessm.com.br/

ArchivosColegios/edicoessmAdmin/Archivos/documentos/

PESQUISA_SEMINARIOVALORES_2008.pdf>. Acesso em:29/09/2014

Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção.

Brasil. [Lei Darcy ribeiro (1996)].LDB :Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : Lei nº9.394, de 20de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico].– 8. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013. 45 p. – (Série legislação ; n. 102) Atualizada em 8/5/2013. ISBN 978-85-402-0101-9 (e-book)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...