EDUCAÇÃO INFANTIL:
EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave

Educação Infantil; Lúdico; Processo de Aprendizagem; Pedagogia

Como Citar

Alves Marinho, E. . (2021). EDUCAÇÃO INFANTIL: : UM LUGAR DE APRENDER OU BRINCAR? . Humanas Em Perspectiva, 12. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/551

Resumo

Objetivo: analisar o ambiente escolar e a educação infantil sob a perspectiva do aprender e brincar no contexto educacional. Métodos: estudo descritivo transversal, com pais de alunos de escolas localizadas nas cidades de Bezerros-PE e Brejo da Madre de Deus- PE, e professores atuantes na área. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário aplicado aos participantes do estudo, os dados foram tabulados e digitados em programa Windows Excel 2017, sendo analisados e descritos em gráficos e tabela. Resultados: foram entrevistados 19 pais e 11 professores para responder dois questionários elaborados pela autora desta literatura. Dentre os principais resultados a respeito da ludicidade no ambiente escolar a visão de pais e professores a respeito desta. Foram observados dados a respeito da percepção dos pais sobre o brincar e da aplicabilidade do lúdico pelo professor na sala de aula, a interação e  o processo de aprendizagem dos alunos por meio de brincadeiras e jogos. Nesse contexto, são evidenciados a adesão dos alunos as propostas de metodologia ativa na sala de aula, assim como as lacunas existentes nesse processo tanto para o educador quanto para o educando, mostrando necessidades de capacitações e melhoria quanto ao estímulo e oferta de insumos para realização dessa prática. Conclusão: A análise a respeito da perspectiva de pais e professores sob a inserção do lúdico como instrumento de ensino traz a mudança a respeito dessa prática ao longo dos anos, assim como a inserção da mesma como metodologia ativa de ensino que auxilia o processo de ensino e aprendizagem.

EDUCAÇÃO INFANTIL

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