INSATISFAÇÃO DOCENTE
INSATISFAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave

docentes, insatisfação, educação

Como Citar

Gomes Cabral Filho , M. . (2022). INSATISFAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. Humanas Em Perspectiva, 4. https://doi.org/10.51249/hp04.2022.862

Resumo

O intuito principal desse trabalho é enfatizar a importância da profissão docente na construção e desenvolvimento da sociedade, ao mesmo tempo que há o reconhecimento que esses são profissionais essenciais, percebe-se também que os mesmos encontram-se a cada dia mais insatisfeitos e desmotivados. Diante dessa constatação serão analisadas as possíveis causas responsáveis pela crescente insatisfação apresentada entre os docentes (os baixos salários, o sistema de ensino, a falta de condições e trabalho, a desestrutura familiar dos alunos, o acúmulo de tarefas e o constante desrespeito). A partir dessa análise pretende-se entender melhor a atual situação vivenciada pelos professores brasileiros. A falta de valorização e a consequente desmotivação docente acaba desencadeando diversas consequências ao processo de ensino-aprendizagem (afastamento precoce de professores, queda na aprendizagem, divergências entre docentes e discentes, evasão escolar etc). Nesse contexto o que deveria ser primordial a qualquer sistema de ensino que é a aprendizagem dos alunos e sua formação enquanto cidadãos simplesmente não acontecem. No atual cenário que se apresenta a educação brasileira, todos acabam sendo prejudicados, a princípio os impactos atingem diretamente àqueles que se encontram na ponta do sistema (professores e alunos), mas no final toda a sociedade termina pagando um preço alto por não priorizar a educação e seus profissionais.

https://doi.org/10.51249/hp04.2022.862
INSATISFAÇÃO DOCENTE

Referências

AMARAL, Regina Sélia Durães, BITTENCOURT, Rita Argollo. Psicólogo: atuação profissional e a síndrome Burnout. Revista psicologia Brasil. São Paulo:(harp, LTDA, N°30, Abril. 2006.

BARBOSA, A. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. 2011. 208 F. Tese (Doutorado em educação escolar)- Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011.

OLIVEIRA. D. A. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, D. A. (org) Reformas educacionais na América Latina e os trabalhos docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. P. 13-35.

OLIVEIRA, Dalila A. A reestruturação do trabalho docente: Precarização e Flexibilização. Educação e Sociedade. Campinas, V.25, n. 89 set/dez, 2004, P. 1127-1144.

PEREIRA J. E. D. Formação de professores, trabalho docente e suas repercussões na escola e na sala de aula. Educação e linguagens, São Bernardo do Campo, ano 10, n.15, p.82-98. Jan/jun. 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...