Resumo
O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento que pode comprometer a comunicação e as habilidades sociais. Esta pesquisa trata-se de uma revisão sistemática de literatura, a qual buscou evidenciar qualitativamente os estudos escolhidos para a análise. As bases científicas utilizadas foram DOAJ, Web of Science e Google Acadêmico. Para essa revisão, 10 (dez) artigos foram selecionados. Os recursos pedagógicos identificados foram: treinamento em habilidades sociais e organizacionais; suporte e monitoramento educacional/profissional; artefatos tecnológicos de interação audiovisual; e, ferramentas de avaliação com capacidade educacional. Os recursos pedagógicos buscam auxiliar na superação das dificuldades relacionadas à comunicação, à interação e às habilidades sociais de estudantes com TEA
Referências
AMES, M. E.; MCMORRIS, C. A.; ALLI, L. N.; BEBKO, J. M. Overview and evaluation of a mentorship program for University students with ASD. Focus Autism Other Dev Disabl., v. 31, n. 1, p. 27-36, 2016.
ANDERSON, A. H.; CARTER, M.; STEPHENSON, J. Perspectives of University Students with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord., 48(3), 651-65, 2018.
APA. American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ARAÚJO, F. R. D.; LACERDA, A. R. G.; SILVA, J. B. da; LOPES, S. M. da S. Inclusão educacional: apontamentos reflexivos sobre a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Anais [...] III CINTED de 29 a 31 de Agosto de 2018. Campina Grande, 2018.
BAROKOVA, M.; TAGER-FLUSBERG, H. Person-reference in autism spectrum disorder: Developmental trends and the role of linguistic input. Autism Res., v. 13, n. 6, p. 959-69, 2020.
BLEULER, E. (1911). Dementia Praecox ou Grupo das Esquizofrenias. Lisboa. Climepsi Editores. 2005.
BOSA, C. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. (Orgs.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, p 21-39, 2002.
BRUNONI, D.; D´ANTINO, M. E. F.; PAULA, C. S.; et al. Avaliação diagnóstica em escolares com Transtorno do Espectro do Autismo na rede municipal de ensino de Barueri, SP. In: D’ANTINO, M. E. F.; BRUNONI, D.; SCHWARTZMAN, J. S. Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde em alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no município de Barueri, SP. São Paulo: Memnon, 2015.
CAI, R.Y.; RICHDALE, A. L. Educational experiences and needs of higher education students with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord., 46(1), 31-41, 2016.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. 3ª ed. São Paulo: Vetor, 2001.
DAWSON-SQUIBB, J. J.; DE VRIES, P. J. Developing an Evaluation Framework for Parent Education and Training in Autism Spectrum Disorder: Results of a Multi-stakeholder Process. J Autism Dev Disord., v. 49, n. 11, p. 4468-81, 2019.
ERIKSEN, M. B.; FRANDSEN, T. F. The impact of patient, intervention, comparison, outcome (PICO) as a search strategy tool on literature search quality: a systematic review. J Med Libr Assoc., v. 106, n. 4, p. 420-431, 2018.
FLEISCHER, A. S. Support to students with Asperger syndrome in higher education – The perspectives of three relatives and three coordinators. Int J Rehabil Res., v. 35, n. 1, p. 54-61, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 43. ed. São Paulo: Paz e terra, 2003.
GOBBO, K.; SHMULSKY, S. Faculty experience with college students with Autism Spectrum Disorders. Focus Autism Other Dev Disabl., v. 29, n. 1, p. 13-22, 2014.
GOLDBERG, W. A.; OSANN, K.; FILIPEK, P. A. et al. Language and Other Regression: Assessment and Timing. J Autism Dev Disord., v. 33, n. 6, p. 607-616, 2003.
GOMES, A. N.; SILVA, C. B. Software Educativo para Crianças Autistas de Nível Severo. In: 4º Congresso Internacional de Pesquisas em Design, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: www.anpedesign.org.br/artigos. Acesso em: 29 set. 2019.
GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Transtornos de aprendizagem e autismo. São Paulo: Ed. Grupo Cultural. 2014.4
GRANDIN, T.; SCARIANO, M. M. Uma menina estranha: autobiografia de uma autista. São Paulo: CIA das Letras, 1999.
GROB, G. N. Origins of DSM-I: a study in appearance and reality. Am J Psychiatry, v. 148, n. 4, p. 421-31, 1991.
GÜRBÜZ ÖZGÜR, B.; AKSU, H.; YILMAZ, M.; KARAKOÇ DEMIRKAYA, S. The probable role of adrenomedullin and nitric oxide in childhood attention deficit hyperactivity disorder. Nord J Psychiatry, v. 71, n. 7, p. 521-524, 2017.
ISENBERG, B. M.; YULE, A. M.; MCKOWEN, J. W. et al. Considerations for treating young people with comorbid Autism Spectrum Disorder and substance use disorder. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 58, n. 12, p. 1139-41, 2019.
KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
KANNER, L. Autistic Disturbances of Affective Contact. Nervous Child, n. 2, p. 217-250, 1943.
KODAK, T.; CARIVEAU, T.; LEBLANC, B. A. et al. Selection and implementation of skill acquisition programs by special education teachers and staff for students with Autism Spectrum Disorder. Behav Modif., v. 42, n. 1, p. 58-83, 2018.
LUCAS, C. MAHLER, K.; TIERNEY, C. D.; OLYMPIA, R. P. School nurses on the front lines of health care: how to help students with Autism Spectrum Disorder navigate a meltdown in school. NASN Sch Nurse, v. 35, n. 3, p. 143-6, 2020.
MARTINHAGO, F.; CAPONI, S. Breve história das classificações em psiquiatria. Rev Int Interdiscip INTERthesis, v. 16, n. 1, p. 73-90, 2019.
MARTINS, M. A. G. Um olhar Gestáltico para as relações em famílias de crianças que têm autismo. Revista IGT na Rede, v. 12, nº 23, 2015. p. 327-375.
MASON, R. A.; RISPOLI, M.; GANZ, J. B. et al. Effects of video modeling on communicative social skills of college students with asperger syndrome. Dev Neurorehabil, v. 15, n. 6, p. 425-434, 2012.
MCDONALD, C. A.; DONNELLY, J. P.; FELDMAN-ALGUIRE, A. L. et al. (2019). Special education service use by children with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord., v. 49, n. 6, 2437-2446, 2019.
MEIMES, M. A.; SALDANHA, H. C.; BOSA, C. A. Adaptação materna ao Transtorno do Espectro Autismo: relações entre crenças, sentimentos e fatores psicossociais. Psico, v. 46, n. 4, p. 412-422, 2015.
MENDONÇA, I.; GOMES, M. de F.; SANTANA, I. M. et al. Grupo Focal: instrumento de coleta de dados na pesquisa em educação. Rev Lusofona Educ., v. 1, n. 1, p. 429-438, 2017.
MORGAN, D. L. Focus Groups as Qualitative Research. Qualitative Research Methods Series. 2. ed. United States of America: SAGE Publications, 1997.
NYRENIUS, J.; BILLSTEDT, E. The functional impact of cognition in adults with autism spectrum disorders. Nord J Psychiatry, v. 74, n. 3, p. 220-225, 2020.
OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Internacional das Doenças – CID 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 1993.
ROBERTS, N.; BIRMINGHAM, E. Mentoring university students with ASD: A mentee-centered approach. J Autism Dev Disord., v. 47, n. 4, p. 1038-50, 2017.
RODRIGUES, J. M. C.; SPENCER, E. A criança autista: um estudo psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
SARRETT, J. C. Autism and accommodations in higher education: insights from the autism community. J Autism Dev Disord., v. 48, n. 3, p. 679-93, 2018.
SPAULDING, C. J.; LERNER, M.D.; GADOW, K. D. Trajectories and correlates of special education supports for youth with autism spectrum disorder and psychiatric comparisons. Autism, v. 21, n. 4, p. 423-35, 2017.
STOKES, D. Empowering Children with Autism Spectrum Disorder and Their Families within the Healthcare Environment. Pediatr Nurs., v. 42, n. 5, p. 254-5, 2016.
SUPLINO, M. H. F. O. Retratos e imagens das vivências inclusivas de dois alunos com autismo em classes regulares. 2007. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
TANAKA, H.; NEGORO, H., IWASAKA, H.; NAKAMURA, S. Embodied conversational agents for multimodal automated social skills training in people with autism spectrum disorders. Sakakibara M, editor. PLoS One, v. 12, n. 8, e0182151, 2017.
TAQUETTE, S. R.; MINAYO, M. C. Análise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013. Physis Rev Saúde Coletiva, v. 26, n. 2, p. 417-34, 2016.
VAN HEES, V.; ROEYERS, H.; DE MOL, J. Students with Autism Spectrum Disorder and Their Parents in the transition into higher education: impact on dynamics in the parent-child relationship. J Autism Dev Disord., v. 48, n. 10, p. 3296-310, 2018.
VOS, T.; ALLEN, C.; ARORA, M. A. et al. Global, regional, and national incidence, prevalence, and years lived with disability for 310 diseases and injuries, 1990-2015: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2015. Lancet, v. 388, n. 10053, p. 1545-602, 2016.
WALIGÓRSKA, A.; KUCHARCZYK, S.; WALIGÓRSKI, M. et al. National Professional Development Center on Autism Spectrum Disorders (NPDC) model – an integrated model of evidence-based practices for autism spectrum disorder. Psychiatr Pol., v. 53, n. 4, p. 753-70, 2019.
WEISS, A. L.; ROHLAND, P. “Measuring up” to ethical standards in service delivery to college students on the Autism Spectrum: A practical application of Powell’s model for ethical practices in clinical phonetics and linguistics. Clinical Linguistics & Phonetics, v. 28, n. 7-8, p. 627-638, 2014.