A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO:
A APRENDIZAGEM

Palavras-chave

Problemas de aprendizagem. Acolhimento institucional. Métodos de aprendizagem.

Como Citar

Eugênia Fernandes do Rêgo, M. ., & Gerlânia Soares Batista, K. . (2021). A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO: : DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO. Humanas Em Perspectiva, 3. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/399

Resumo

Os problemas de aprendizagem estão se tornando tópico de diversas pesquisas no campo da aprendizagem e do desenvolvimento humano, considerando a infância como a época que requer maior investimento neste processo psicológico com vista de maiores resultados. Diante disso, o presente estudo busca analisar a frequência de crianças não-alfabetizadas a partir do Plano Individual de Atendimento (PIA) de um acolhimento infantil da cidade de Mossoró/RN. Para isto, foi realizada uma pesquisa documental para levantamento de dados sobre as crianças acolhidas neste acolhimento, bem como uma pesquisa bibliográfica para estudar o processo de aprendizagem e o contexto dos problemas de aprendizagem presentes em crianças vítimas de vulnerabilidade em situação de acolhimento institucional elucidando as ferramentas possíveis para superação destas dificuldades. Além do levantamento que justifica estudos mais aprofundados sobre o tema, foi coletada uma pequena amostra da realidade de outras localidades (bibliográfica) e ao final foram apresentadas estratégias para lidar com esta realidade de forma a modificá-la, como por exemplo: reforço escolar, que já é utilizado no acolhimento investigado e parceria escola e acolhimento . Este artigo vem a ser um importante norteamento para lidar com esta problemática que vez ou outra se apresenta no campo da neuropsicologia que são as dificuldades de aprendizagem em uma situação específica que é das crianças institucionalizadas.

A APRENDIZAGEM

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