AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE-TDAH
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Palavras-chave

Avaliação. Atenção. Transtornos. Hiperatividade

Como Citar

Benjamim Cavalcante Maia, G. ., & Gerlânia Soares Batista, K. . (2021). AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE-TDAH. Humanas Em Perspectiva, 3. Recuperado de https://periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/397

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela combinação dos sintomas de déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade, sendo o transtorno comportamental mais frequente em crianças que na atualidade, os sintomas de desatenção, hiperatividade e a impulsividade, trazem consequentemente um grande impacto no desenvolvimento acadêmico, assim como nas áreas do neurodesenvolvimento e convívio psicossocial. A presente pesquisa partiu da necessidade de refletir que apesar de os sintomas estarem presentes em outros ambientes, é na escola que eles mais se destacam e chamam a atenção de educadores e equipe escolar que percebem um comportamento diferenciado na criança que incluem hiperatividade, ou desatenção e baixa concentração ou ainda atitudes de impulsividade, entre outros, que comprometem o desempenho escolar e o relacionamento com colegas e adultos. A pesquisa justificou-se pela necessidade de se analisar criticamente os aspectos que permeiam o tema, como a avaliação neuropsicológica, métodos diagnósticos e tratamentos do TDAH. Esta análise se mostra relevante ao complementar uma corrente de reflexões críticas existentes em pesquisas sobre o TDAH utilizando-se do enfoque da neuropsicologia. O projeto configura-se como bibliográfica descritiva e seu teor qualitativo. O estudo é baseado em referenciais teóricos de vários autores, tais como: Barkley (2002), Lopes (2007) Phelan (2005) dentre outros, bem como em manuais de diagnósticos a exemplo do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-IV-TRTM). Este trabalho foi organizado com intuito de prestar melhor elucidação acerca da temática. No entanto, embora as informações estejam distribuídas no decurso de todo o estudo é importante mencionarmos que elas não são indissociáveis, mas complementares no que tange a sua discussão.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

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