Resumo
O presente artigo analisou a alfabetização enquanto processo de formação constituída de três elementos essenciais (prático, científico, literário) à aquisição e desenvolvimento das práticas da leitura e da escrita. Na perspectiva deste trabalho representaram os fundamentos necessários ao desenvolvimento da aplicabilidade e experiencia da leitura e da escrita no contexto social dos educandos. Este trabalho possibilitou maior compreensão em torno do contexto da alfabetização, contribuindo para o estabelecimento da metodologia de ensino enquanto indicador primordial ao desenvolvimento da prática social da leitura e da escrita. A base empírica adotada retrata uma turma na Fase I da Educação de Jovens, Adultos - EJAI composta por 28 alunos. Com esta turma foi desenvolvida uma metodologia de pesquisa baseada na técnica de estudos etnográficos, a fim de preferenciar uma abordagem qualitativa dos resultados. A essência investigativa da pesquisa configurou-se em identificar de que forma a apropriação, domínio e aplicabilidade da leitura e da escrita são desenvolvidas através do processo de alfabetização, e como são manifestados socialmente no contexto em que os educandos estão inseridos.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Escritos sobre a Educação. NOGUEIRA, Maria Alice & Catani, Afrânio (orgs.) 6ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.
DIAS, C. A. Grupo Focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Disponível em http://www.informacaoesociedade.ufpb.br/1020006.pdf. Acesso em: 22 nov.2008.
KALMAN, Judith. El studio de la comunidad como un espacio para leer y escribir. In: Revista Brasileira de Educação – maio/jun/jul/ago 2004 - N° 26. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 5-28.
REIS, R. H. A constituição do sujeito político, epistemológico e amoroso na alfabetização de jovens e adultos.2000. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 3. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 128 p.
______. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. In: Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação. 81- Volume 23 – Dezembro 2002. Dossiê “Letramento”. Campinas: CEDES. 326 p., p.143-160.
TOLCHINSKY, Liliana. O prático, o científico e o literário: três componentes na noção de “alfabetismo”. ICE Universidade de Barcelona, 1990.