ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA FASE I DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANÁLISE DO PROCESSO

Palavras-chave

alfabetização. social. leitura. escrita.

Como Citar

Neres de Lima, A., Maria da Silva, J. ., & Gorette da Silva, M. . (2022). ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA FASE I DO ENSINO FUNDAMENTAL. Humanas Em Perspectiva, 4. https://doi.org/10.51249/hp04.2022.865

Resumo

O presente artigo analisou a alfabetização enquanto processo de formação constituída de três elementos essenciais (prático, científico, literário) à aquisição e desenvolvimento das práticas da leitura e da escrita. Na perspectiva deste trabalho representaram os fundamentos necessários ao desenvolvimento da aplicabilidade e experiencia da leitura e da escrita no contexto social dos educandos. Este trabalho possibilitou maior compreensão em torno do contexto da alfabetização, contribuindo para o estabelecimento da metodologia de ensino enquanto indicador primordial ao desenvolvimento da prática social da leitura e da escrita. A base empírica adotada retrata uma turma na Fase I da Educação de Jovens, Adultos - EJAI composta por 28 alunos. Com esta turma foi desenvolvida uma metodologia de pesquisa baseada na técnica de estudos etnográficos, a fim de preferenciar uma abordagem qualitativa dos resultados. A essência investigativa da pesquisa configurou-se em identificar de que forma a apropriação, domínio e aplicabilidade da leitura e da escrita são desenvolvidas através do processo de alfabetização, e como são manifestados socialmente no contexto em que os educandos estão inseridos.

https://doi.org/10.51249/hp04.2022.865
ANÁLISE DO PROCESSO

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