FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavras-chave

Educação. Tecnologia Educacional. Didática. Formação Pedagógica.

Como Citar

Batista da Silva, J. . (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O PAPEL DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIGITAL. Humanas Em Perspectiva, 6. https://doi.org/10.51249/hp06.2022.919

Resumo

As diversas tecnologias digitais existentes começam a ganhar popularidade e a ocupar um espaço ilimitado no campo educacional, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo que não só integrem o trabalho de sua capacidade docente em seus processos educacionais, mas também o acesso ao ensino, a ideias que levam à responsabilização dos conceitos de aprendizagem. Em um momento crítico diante da globalização, durante a pandemia de Covid-19, a tecnologia didática torna-se um recurso valioso para enfrentar o problema da falta de aulas presenciais. Os aplicativos online proporcionam aos alunos uma forma de compreensão do conteúdo didático, reformulação profissional, flexibilidade, facilidade de acesso e rápida compreensão de seu uso, pois o conteúdo digital oferece a expansão e distribuição do que antes não era visto na aula tradicional. Este trabalho visa contemplar a compreensão do material, frente às necessidades dos alunos em situações escolares e extraescolares, de forma a reassaltar a função da linguagem tecnológica, do uso benéfico das tecnologias, para que o conhecimento das antigas salas de aulas continue existindo e, desta forma, haja superação dos docentes em ensinar, com a reciclagem em sua formação pedagógica, e dos educandos em compreender.

https://doi.org/10.51249/hp06.2022.919
FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Referências

ALLAN, L. (2020) Como a tecnologia pode ajudar nossas escolas a vencer o Coronavírus? Revista Exame. Recuperado de <https://exame.com/blog/crescer-em-rede/como-a-tecnologia-pode-ajudar-nossas-escolas-a-vencer-o-coronavirus/>.

ALTOÉ, A. & SILVA, H. (2005). O desenvolvimento histórico das novas tecnologias e seu emprego na educação. Educação e Novas tecnologias. Maringá: Eduem, 13-25.

ALVES, P. (2020). Zoom Meetings: como funciona o site para videoconferência. TechTudo. Recuperado de .

BALDEZ, C. (2020). Pandemia expõe impasses da educação a distância. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Retirado de <https://ufrj.br/noticia/2020/05/13/pandemia-expoe-impasses-da-educacao-distancia>.

BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília.

BRASIL. (2017). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Retirado de < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-dabncc>.

CASTRO, M. (2020). Educação a distância em tempos de pandemia; veja relato de estudantes e professores do DF. G1 Notícias. Retirado de < https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/04/15/educacao-a-distancia-em-tempos-de-pandemia-veja-relato-de-estudantes-e-professores-do-df.ghtml>.

CONTE, E. & MARTINI, R. M. F. (2015). As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Educação e Realidade, 40, 1191-1207.

COSTA, K. & FARIA, G. G. (2008). EAD – Sua Origem Histórica, Evolução E Atualidade Brasileira Face Ao Paradigma Da Educação Presencial. Congresso FaE/UFMG. Retirado de < http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/552008104927AM.pdf>.

DINIZ, S. (2001). O uso das novas tecnologias em sala de aula (Dissertação de pós-graduação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Mercado de Letras.

FREIRE, E. P. A. (2013). Aplicações escolares do Podcast. In Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA) (Vol. 6).

FURTADO, J. C. F. (2008). Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação.

KENSKI, Vânia Moreira. Sociedade Tecnológica: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC), E-book, 2021.

LOPES, M. C. L. P; et al. (2007). O Processo Histórico Da Educação A Distância E Suas Implicações: Desafios E Possibilidades. UNICAMP. Retirado de < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_GT1%20PDF/O%20PROCESSO%20HIST%D3RICO%20DA%20EDUCA%C7%C3O%20A%20DIST%C2NCIA%20E%20SUAS%20IMPLICA%C7%D5ES.pdf>.

MATHEUS, S. soluções. Ensino A Distância (Ead) No Brasil: Como Surgiu? (2020). Matheus Soluções – Sistemas De Gestão Escolar. Retirado de < https://matheussolucoes.com/ensino-a-distancia-ead-no-brasil-como-surgiu/>.

KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; JÚNIOR, Luiz Carlos Knuppel. Sociedade Tecnológica:Diálogos, cruzamentos e entrecruzamentos.UNEB – Universidade do Estado da Bahia, E-book, 2021.

OLIVEIRA, E. (2020). Estados adotam plataformas online e aulas na TV aberta para levar conteúdo a estudantes em meio à pandemia de Coronavírus. G1 notícias. Retirado de <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/04/09/estados-adotam-plataformas-online-e-aulas-na-tv-aberta-para-levar-conteudo-a-estudantes-em-meio-a-pandemia-de-coronavirus.ghtml>.

OTTO, P. A. (2016). A Importância Do Uso Das Tecnologias Nas Salas De Aula Nas Series Iniciais Do Ensino Fundamental I (Trabalho de conclusão de curso – Pós-graduação- Educação na Cultura Digital). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

RAMOS, M. R. V. (2012). O Uso De Tecnologias Em Sala De Aula. Revista Eletrônica LENPES-PIBID de Ciências Sociais da UEL, 1, Nº 2.

RELATÓRIO DA HORIZON. HORIZON REPORT, 2020

SANTOS, V. S. (2020). Coronavírus: a família de vírus que causou a pandemia de COVID-19. Brasil Escola. Retirado de https://brasilescola.uol.com.br/doencas/coronavirus.htm.

SEGANTINI, J. H. (2014). O Uso Das Tecnologias Na Sala De Aula, Como Ferramenta Pedagógica E Seus Reflexos No Campo (Monografia – Especialização em Educação). Universidade Federal do Paraná, Foz do Iguaçu.

SILVA, A. C.; ET AL. (2015). O material como objeto de Aprendizagem - Interações em sala de aula: Um estudo de caso. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE. Retirado de <http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/672-677.pdf>.

SIQUEIRA, C. (2020). Tecnologia assume papel ainda mais importante na educação durante a pandemia. Iforchanel. Retirado de <https://inforchannel.com.br/tecnologia-assume-papel-ainda-mais-importante-na-educacao-durante-a-pandemia/>.

------------------ (2020). Ferramentas digitais auxiliam professores nas aulas à distância. Web Terra. Retirado de <https://webterra.com.br/2020/04/09/ferramentas-digitais-auxiliam-professores-nas-aulas-a-distancia-veja-dicas/>.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...