A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA ROTINA ESCOLAR E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PRÁTICAS LÚDICAS

Palavras-chave

Lúdico. Brincar. Aprendizagem.

Como Citar

Flávia de Amorim Melo, A. . (2024). A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA ROTINA ESCOLAR E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Humanas Em Perspectiva, 62. https://doi.org/10.51249/hp02.2024.2035

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a importância das práticas lúdicas na rotina escolar e na construção do conhecimento. Contudo, buscando alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfica, ao qual, utilizou-se artigos, revistas, e estudos aos quais tratam sobre a presente temática apresentada neste estudo, como fonte de embasamento teórico. A brincadeira assume papel fundamental na interação da criança com outra criança e na criança com o adulto, tanto no âmbito familiar, social ou escolar. As brincadeiras são caminhos que conduzem as crianças para vivenciarem e socializarem atitudes, comportamentos, experiências e vivências. Nessa forma, as brincadeiras e os jogos são atividades dinâmicas, ecléticas que não se encaixam em uma definição hermética. Uma brincadeira ou um jogo ganham brilho no ato da sua execução. O jogo é proativo porque desenvolve os esquemas mentais do conhecimento, aqueles que desencadeiam a aprendizagem de novos conhecimentos, tais como: comparar, observar, inferir, classificar, seriar, conceituar, planejar e prever. Por tudo isso, o jogo é imprescindível como atividade didática, visto que ao brincar a criança se capacita para articular teoria e prática, para levantar hipóteses, para experimentar, desafiar sua capacidade física e mental, transformando a aprendizagem em atividade atrativa e cheia de interesses. O espaço escolar transforma-se em um ambiente onde gostar e querer são indissociáveis.

https://doi.org/10.51249/hp02.2024.2035
PRÁTICAS LÚDICAS

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