ANÁLISE COMPARATIVA DAS OBRAS CASTRO, DE ANTÓNIO FERREIRA, E A BOBA, DE MARIA ESTELA GUEDES, PARA A COMPREENSÃO DA CRISE DO TEATRO MODERNO
ANÁLISE COMPARATIVA

Palavras-chave

Teatro moderno. Crise. Castro. A Boba. Subjetividade.

Como Citar

Rodrigo de Almeida Cunha, T. . (2022). ANÁLISE COMPARATIVA DAS OBRAS CASTRO, DE ANTÓNIO FERREIRA, E A BOBA, DE MARIA ESTELA GUEDES, PARA A COMPREENSÃO DA CRISE DO TEATRO MODERNO. Humanas Em Perspectiva, 7. https://doi.org/10.51249/hp07.2022.1049

Resumo

O teatro, como qualquer outra manifestação artística ou sócio-cultural, tem travado um diálogo com as necessidades que a sociedade vivencia no momento em que são produzidos textos ou outros documentos. O século XX, segundo Szondi (2001), foi marcado por uma experiência subjetiva voltada para o próprio indivíduo, em que este se preocupou com questões relacionadas à sua própria condição e a influência de fatores externos, como foi o caso da economia e política na sua vida. Tentaremos estabelecer uma comparação entre um texto de teor clássico e um texto moderno, para elencarmos diferenças quanto ao estilo e ao gênero existentes entre essas duas categorias. Para tal, foi feito um levantamento teórico sobre a trajetória do drama da Antiguidade à crise moderna, e em seguida, foram selecionadas duas obras Castro, de António Ferreira, de caráter mais tradicional, e A Boba, de Maria Estela Guedes.

https://doi.org/10.51249/hp07.2022.1049
ANÁLISE COMPARATIVA

Referências

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