Resumo
Este artigo aborda a evolução do conceito de infância ao longo da história, focalizando os países industriais ocidentais, incluindo o Brasil, e sua integração à Psicologia do Desenvolvimento Humano. Destaca-se que a percepção da infância é um construto social, variando significativamente conforme contextos socioculturais. A infância na Antiguidade e Idade Média carecia de distinção, sendo a criança vista como um adulto em miniatura. Somente na Idade Moderna, com a disseminação de discursos bíblicos, ocorreu uma mudança, destacando a importância dos laços familiares e criando um “sentimento de infância”. Na perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento Humano, a infância compreende três domínios: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. A divisão do ciclo de vida em períodos é uma construção social. Conclui-se que o conceito de infância evoluiu ao longo do tempo, refletindo as transformações sociais e culturais, tornando-se central na constituição familiar e na sociedade contemporânea.
Referências
ARIÈS, P. História social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.
BERNARTT, Roseane Mendes. A infância a partir de um olhar sócio-histórico. IX Congresso Nacional de Educação. Paraná: PUCPR, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2601_1685.pdf. Acesso: 29/09/2020.
CALDEIRA, Laura Bianca (2010). O conceito de infância no decorrer da história. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Pedagogia/o_conceito_de_infancia_no_decorrer_da_historia.pdf. Acesso: 29/09/2020.
MORELIN, Raquel Marques. O conceito de infância ao longo da história ocidental. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-conceito-de-infancia-ao-longo-da-historia-ocidental.htm. Acesso: 29/09/2020.
NIEHUES, Marianne Rocha; COSTA, Marli de Oliveira. Concepções de infância ao longo da história. Santa Catarina: Rev. Técnico Científica(IFSC), 2012. v. 3, n. 1. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/download/420/342. Acesso: 20/09/2020.
PAPALIA, Diane E. & FELDMAN, Ruth Buskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: AMGH, 2013.