Resumo
O mercado de trabalho tem demandado cada vez mais uma educação mais centrada no aprendiz e um ensino que contemple competências e habilidades. Este trabalho tem como objetivo tentar demonstrar de que forma a abordagem cognitivista, ao levar em consideração as capacidades mentais do aprendiz, pode contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos. Para isso, descrevemos e analisamos uma aula de língua inglesa em uma turma de medicina de uma faculdade particular a qual contempla a elaboração de uma metodologia que leva em consideração princípios de aprendizagem baseados em teorias cognitivistas, em especial, desenvolvidas por Vygotsky, através do sociointeracionismo, e Ausubel, de cuja teoria exploramos o conceito de aprendizagem significativa. Os resultados permitem-nos perceber que de fato um ensino mais focado no aprendiz pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa dos conceitos a serem aprendidos, como também pode ser determinante no sentido de facilitar a aprendizagem destes conteúdos e criar um ambiente mais propício para uma educação calcada em menos obstáculos e preconceitos, dentro e fora do ambiente escolar.
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