A IMPORTÂNCIA DO/A INTÉRPRETE DE LIBRAS NA SALA DE AULA
A IMPORTÂNCIA

Palavras-chave

Libras. Inclusão. Sociedade.

Como Citar

Joana Rocha, A., Claudia de Andrade, A. ., Frizzera, C. ., de Almeida, D. ., do Nascimento Silva, E. ., Batista dos Santos Rodrigues, E. ., Daiane Quintela Rocha, J. ., dos Santos, M. ., Maria Riceto, R. ., Ostrowsk, R. ., Mantanher Maciel e Costa, S. ., Pereira, V. ., & Inez Dalla Costa Pedro, V. . (2023). A IMPORTÂNCIA DO/A INTÉRPRETE DE LIBRAS NA SALA DE AULA. Humanas Em Perspectiva, 10. https://doi.org/10.51249/hp10.2023.1564

Resumo

A relevância desta pesquisa de cunho bibliográfica consiste numa reflexão de assuntos relacionados à educação básica, em especial a criança surda, com especial destaque à inclusão escolar para apresentar a sociedade como devem ser os espaços inclusivos, visando à valorização das diferenças sociais, culturais, físicas e cognitivas, entre outras e que atendam às especificidades educacionais de cada da criança. Se tendo como problemática “ Como a ausência de um intérprete de língua de sinais na sala de aula interfere no processo de aprendizado na educação básica? ” se tem como objetivo geral se compreender a importância doo interprete de LIBRAS para o ensino aprendizado dos (as) alunos (as) surtos (as) e como objetivos específicos descrever a formação do Intérprete de LIBRAS para o acompanhamento do aluno surdo; discutir a importância do Intérprete no contexto escolar e analisar como tem com finalidade saber um pouco das dificuldades, em sala de aula e a relação com os outros alunos; verificar como se é trabalhado a inclusão com esse aluno, a pesquisa será feita em escolas fundamentais, e assim já saber quantas escolas, e quais são elas que tem um intérprete de língua de sinais e por fim se verificar como o Intérprete compreende o processo de inclusão do aluno surdo. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa, sendo um processo de investigação cientifica que ocasionará as respostas ou resultados de algumas questões teóricas que nos cercam ao redor desse trabalho. No desenvolvimento deste trabalho de primeiro será realizada a pesquisa bibliográfica com embasamento em livros, artigos e periódicos, tendo como foco os estudos sobre inclusão de alunos surdos no ensino regular, bem quais são as metodologias efetivas de ensino. A escola é vista como uma das principais ferramentas para construção e desconstrução de práticas que podem ou não favorecer as boas relações sociais entre as crianças, onde posteriormente se reflete na sociedade. Nessa perspectiva, a inclusão social deixa de ser uma preocupação de um grupo de cidadãos com alguma diferença e passa a ser um tema fundamental da sociedade. Pois sabemos que a sociedade em si não é inclusiva, sabemos o quanto estabelecimentos criados, reforçam a discriminação tornando ambientes que visam à hierarquização dos cidadãos a partir de suas diferenças.

https://doi.org/10.51249/hp10.2023.1564
A IMPORTÂNCIA

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