Resumo
Este trabalho acadêmico se conceitua como uma abordagem dos conceitos das leis de Newton dentro da disciplina de Física e como melhor trabalhá-las dentro duma realidade escolar cada vez mais tecnológica e digital. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de caráter qualitativa e visou a Física dentro de uma perspectiva pedagógica que possa contribuir a aprendizagem do aluno. As leis de Newton são um conjunto de três princípios fundamentais da física clássica formulados por Sir Isaac Newton no século XVII. Essas leis descrevem o comportamento dos corpos em repouso e em movimento, e são a base para entender muitos fenômenos físicos no mundo que nos rodeia. Assim, se é partilhada, neste trabalho, uma compreensão de que a trajetória histórica da física enquanto ciência tem muita ênfase nos pressupostos trazidos por Isaac Newton e sendo um caminho de facilitação no sentido de se aprender a disciplina de Física e a desmistificar de que é uma disciplina difícil.
Referências
ANTUNES, Camila A.. GALHARDI, Vinícius B.. HERNASKI, Carlos A. As leis de Newton e a estrutura Espaço-temporal da Mecânica Clássica, Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, nº 3, e3311, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1806-11172018000300411&lng=en&nrm=1&tlng=pt Acesso em: 24 jul 2023..
GASPAR, Alberto. Compreendendo a física .2. ed. – São Paulo : Ática, 2010.
GREF– Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Leituras de Física. 2. ed. Ver. Eampl.Disponível em http://www.if.usp.br/profis/gref_leituras.html, acesso em 21 jul 2023.
PIETROCOLA, M. et. al. Física em Contextos: Pessoal, social e histórico. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2010, VOL 1.
PONCZEK, R.I.L. Origens e Evolução das Ideias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002. 374 p.
NEWTON, Isaac, Princípios Matemáticos de la Filosofia Natural, trad. Eloy Rada, Madrid, Alianza Editorial, 2004.
PARANÁ/SEED/DEB. Diretrizes Curriculares da Educação Básica/DCEs– Física.Curitiba: SEED/DEB, 2008.
PEREIRA, Valquíria Guimarães. As Leis de Newton: uma abordagem histórica na sala de aula. 2011. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Alfenas MG, 2011. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/14309376/as-leis-de-newton-uma-abordagem-historica-na-sala-de-aula. Acesso em: 24 jul 2023.
PERNOMIAN, Marcia Regina . FUSINATO, Polonia Altoé. Aplicações das leis de Newton em nosso cotidiano. Diretrizes Curriculares da Educação Básica/DCEs– Física.Curitiba: SEED/DEB, 2013. Disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_fis_artigo_marcia_regina_pernomian.pdf Acesso em: 24 jul 2023.
SHIGUEMATU, Camila Akemi Nakamura. Fazendo conexões com o mundo real: uso de conceitos e modelos da física no contexto da zoologia. 2011.103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física). Instituto de Geociências e Ciências Exatas do campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/121140. Acesso 24 jul 2023.
TIPLER, P. A; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.1.