UM OLHAR DOCENTE ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS DE ALUNOS/AS COM TDAH
UM OLHAR DOCENTE

Palavras-chave

Hiperatividade; processo de aprendizagem; TDAH; prática docente.

Como Citar

Joana Rocha, A. ., Claudia de Andrade, A. ., Frizzera, C. ., de Almeida, D. ., do Nascimento Silva, E. ., Batista dos Santos Rodrigues, E. ., Daiane Quintela Rocha, J. ., dos Santos, M. ., Maria Riceto, R. ., Ostrowski, R. ., Mantanher Maciel e Costa, S. ., Pereira, V. ., & Inez Dalla Costa Pedro, V. . (2023). UM OLHAR DOCENTE ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS DE ALUNOS/AS COM TDAH. Humanas Em Perspectiva, 10. https://doi.org/10.51249/hp10.2023.1563

Resumo

O transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome que atinge cada vez mais as crianças. O presente trabalho busca entender como é o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, para assim, analisar a prática docente diante dessa realidade nas salas de aula e quais as dificuldades enfrentadas pelo professor frente ao transtorno da hiperatividade. Para isso, foi necessária uma observação a fim de conhecer as características emocionais e comportamentais dessas crianças, para posteriormente perceber quais as metodologias utilizadas pelo professor com a criança hiperativa. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a capacidade do professor em reconhecer um possível caso de TDAH em sala de aula e definir o TDAH e suas principais características no processo de aprendizagem .A abordagem é qualitativa e têm como técnica de análise o levantamento biboigrafico. Pretende-se nesse estudo de natureza teórica, abrindo um espaço de reflexão a esse transtorno, para assim contribuir para os docentes na forma de lidar com os indivíduos que apresentarem esse transtorno em sala de aula incluindo nas atividades realizadas, metodologias e métodos de ensino.

https://doi.org/10.51249/hp10.2023.1563
UM OLHAR DOCENTE

Referências

ATA DO XIX SEMINÁRIO ACADÊMICO DA APEC. O impacto das novas mídias sociais na produção acadêmica interinstitucional entre Catalunha e América Latina. Barcelona, Catalunha, Espanha, 19 e 20 de junho de 2015, Arte Visual e diagramação: Arthur Lassance.

BRASlL. [Lei Darcy Ribeiro (1996) ]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação. Edições Câmara, 2010.

BARKLEY, Russell A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde/ Russell A. Barkley; trad. Luís Sergio Roizman – Porto Alegre: Artmed, 2002

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica: características, avaliação, diagnóstico e tratamento: um guia de orientação para profissionais / Edyleine Bellini Peroni Benczik. – São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

CARDOSO, Maria Diana Perreira Cardoso. O Fazer Pedagógico Diante do transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no contexto escolar, Diana Maria Perreira Cardoso, 2009.

FARIA Letícia Santos. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças: Uma Revisão Interdisciplinar, Letícia de Faria Santos. 2010.

LIMA, Franciedilina Alves de Oliveira Lima. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: entendendo melhor a criança com TDAH no contexto da escola pública, p.54 monografia (especialização) - Universidade de Brasília, 2011.

PINHEIRO, Sara Cristina Aranha de Souza. Crianças com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (tdah) no ambiente escolar. Sara Cristina Aranha de Souza Pinheiro. 2010.

TAVARES, Hermínia Vicente. Apoio Pedagógico às crianças com necessidades educacionais especiais DISLEXIA E TDAH / Hermínia Vicente Tavares – São Paulo Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC – Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, 2008.

TOPCZEWSKI, Abram. Hiperatividade: como lidar? / Abram Topczewski. – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...