Resumo
O transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome que atinge cada vez mais as crianças. O presente trabalho busca entender como é o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, para assim, analisar a prática docente diante dessa realidade nas salas de aula e quais as dificuldades enfrentadas pelo professor frente ao transtorno da hiperatividade. Para isso, foi necessária uma observação a fim de conhecer as características emocionais e comportamentais dessas crianças, para posteriormente perceber quais as metodologias utilizadas pelo professor com a criança hiperativa. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a capacidade do professor em reconhecer um possível caso de TDAH em sala de aula e definir o TDAH e suas principais características no processo de aprendizagem .A abordagem é qualitativa e têm como técnica de análise o levantamento biboigrafico. Pretende-se nesse estudo de natureza teórica, abrindo um espaço de reflexão a esse transtorno, para assim contribuir para os docentes na forma de lidar com os indivíduos que apresentarem esse transtorno em sala de aula incluindo nas atividades realizadas, metodologias e métodos de ensino.
Referências
ATA DO XIX SEMINÁRIO ACADÊMICO DA APEC. O impacto das novas mídias sociais na produção acadêmica interinstitucional entre Catalunha e América Latina. Barcelona, Catalunha, Espanha, 19 e 20 de junho de 2015, Arte Visual e diagramação: Arthur Lassance.
BRASlL. [Lei Darcy Ribeiro (1996) ]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação. Edições Câmara, 2010.
BARKLEY, Russell A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde/ Russell A. Barkley; trad. Luís Sergio Roizman – Porto Alegre: Artmed, 2002
BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica: características, avaliação, diagnóstico e tratamento: um guia de orientação para profissionais / Edyleine Bellini Peroni Benczik. – São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
CARDOSO, Maria Diana Perreira Cardoso. O Fazer Pedagógico Diante do transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no contexto escolar, Diana Maria Perreira Cardoso, 2009.
FARIA Letícia Santos. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças: Uma Revisão Interdisciplinar, Letícia de Faria Santos. 2010.
LIMA, Franciedilina Alves de Oliveira Lima. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: entendendo melhor a criança com TDAH no contexto da escola pública, p.54 monografia (especialização) - Universidade de Brasília, 2011.
PINHEIRO, Sara Cristina Aranha de Souza. Crianças com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (tdah) no ambiente escolar. Sara Cristina Aranha de Souza Pinheiro. 2010.
TAVARES, Hermínia Vicente. Apoio Pedagógico às crianças com necessidades educacionais especiais DISLEXIA E TDAH / Hermínia Vicente Tavares – São Paulo Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC – Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, 2008.
TOPCZEWSKI, Abram. Hiperatividade: como lidar? / Abram Topczewski. – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.