Resumo
Este trabalho enfatiza as evidências da importância dos recursos da psicopedagogia na escola como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem da criança com dificuldade. Utilizando-se dos pontos observados na pratica pedagógica no âmbito educacional, coloca-se a importância e a urgência de se ter um psicopedagogo acompanhando este grupo de crianças especiais. Buscou-se na literatura o embasamento teórico que justifica esse suporte qualificado dentro da instituição educacional. As análises das leituras contempladas neste artigo foram definidas e utilizadas com os procedimentos metodológicos científicos mostrando os diferentes problemas relacionados a dificuldade de aprendizagem. Pelos resultados alcançados se conclui a importância do enfoque psicopedagógico dentro da dificuldade da aprendizagem em crianças em idade escolar, sobretudo na educação infantil.
Referências
BASSEDAS, Eulália. Intervenção educativa e diagnóstico piscopedagógico. São Paulo : Artmed, 1996.
BOSSA, Nadia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2007.
_______. A Psicopedagogia no Brasil: Contribuições a Partir da Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
CRUVINEL, Leiliana Cabral De Oliveira. A Prática Psicopedagógica como alicerce para a superação das dificuldades de aprendizagem. Instituto Educacional Pinheiros. Pinheiros, 2009.
DUARTE, Anne. SOUZA, Calixto. Intervenções pedagógicas em alunos com dislexia. Universidade Federal de São Carlos, 2014.
FONSECA, Vitor da. Dificuldades de coordenação psicomotora na criança: a organização práxica e a dispraxia infantil. Rio de Janeiro: Wak, 2014
MASINI, Elcie Fortes Salzano. PSICOPEDAGOGIA e INCLUSÃO - o papel do profissional e da escola. Revista Psicopedagogia 2003; 20(61): 2-6.
PASCHOAL, Lorena Carla Ribeiro Teixeira. A família e sua função educativa: um olhar psicopedagógico. Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2011.
PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Psicanálise e educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor. Psicologia educacional. São Paulo, n. 30, p. 81-96, jun. 2010 .
POLEJACK, Larissa et al. Atuação do psicólogo nas políticas públicas de saúde: caminhos, desafios e possibilidades. In: Larissa Polejack; Amanda Maria de Albuquerque Vaz; Pérolla Melo Goulart Gomes e Victor Costa Wichrowski. (Org.). Psicologia e Políticas Públicas na Saúde: experiências, reflexões, interfaces e desafios. 1ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2015, v. 1, p. 31-50.
PORTO, Olívia. Psicopedagogia institucional: teoria, prática e assessoramento psicopedagógico. Editora Wak, 2006.
RIBEIRO, Simone Pletz. TCC e as funções executivas em crianças com TDAH. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva. Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 126-134, dez. 2016 .
SILVA, Elias do Nascimento et al. O psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem na escola. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIX, Nº. 000173, 11/07/2019.
SMITH, Corinne. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores [recurso eletrônico] / Corinne Smith, Lisa Strick ; tradução Dayse Batista. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2007.