Resumo
A presente pesquisa teve como temática: Alfabetização e Letramento: um conjunto necessário no processo educativo. O objetivo principal da pesquisa foi compreender o funcionamento e também conhecer a definição dos termos da Alfabetização e Letramento, e propiciar este conhecimento para os leitores, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a condução da pesquisa e, por tanto, para a obtenção dos resultados. Diante dos resultados alcançados mediante a pesquisa, foi possível perceber que mesmo a alfabetização e o letramento serem confundidos como uma única palavra, descobrimos suas definições e como identificar cada uma delas. Vale salientar que mesmo que sejam diferentes, a alfabetização não é melhor do que o letramento e vise e versa, ou seja, uma pratica depende da outro.
Referências
ALMEIDA, Vanessa Fulaneti de; FARAGO, Alessandra Corrêa. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 204-218, 2014. Bebedouro – SP 2014.
JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. LETRAMENTO: O uso da leitura e da escrita como prática social. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 4 – nº 1 – 2013. São Roque – SP 2013.
MARTINS, Edson; SPECHELA, Luana Cristine. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. Ensaios pedagógicos, Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET – ISSN 2175-1773 julho de 2012.
MOTA, Ana Beatriz Gama Da. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: As concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental. Presidente Prudente 2011.
SILVA, Elissandra Lima Da. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Concepções e práticas dos professores no ciclo de alfabetização da EMEF São Tomé, Itaituba-PA. Monografia de Graduação do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia apresentada à Faculdade de Itaituba para obtenção do título de Licenciada Plena em Pedagogia. ITAITUBA–PA 2018.
SOARES, Ismânia Maria Moreira. A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. Artigo Científico apresentado ao Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Nova Cruz – RN 2016.