DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave

Docente. Educação Profissional e Tecnológica. Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Formação docente.

Como Citar

Ferreira da Silva Junior, R. ., Jonathan Martins Ribas, L., Silva Pereira, F. ., Baldez Gomes, J. ., Santos da Mota, K. ., D’`Paula Ribeiro Vieira Torres, J. ., Scremin, M. ., Corrêa Monteiro, S. ., de Pinho, S. ., Talita Santos Silva, K. ., Clara Lélis Ramos Cardoso, M. ., Gomes Campos Borel, M. ., de Sousa Fernandes Queiroz, P. ., & Alves Moraes Nogueira, E. . (2022). DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS PARA PRÁTICA E FORMAÇÃO. Humanas Em Perspectiva, 3, 95–110. https://doi.org/10.51249/hp03.2022.793

Resumo

Objetivo: compreender e discutir os desafios da prática e formação docente na educação profissional e tecnológica. Método: foi desenvolvida uma revisão de literatura por meio da análise de estudos e publicações presentes em bancos de dados secundários. Para busca e coleta de dados, foram utilizados os unitermos docente, educação profissional e tecnológica, docência na educação profissional e tecnológica e formação docente um a um e combinados. Resultados e discussão: A leitura atenta, crítica e reflexiva dos trabalhos permitiu a construção do cenário temático, onde os discursos dos atores se firmaram e revelaram o estado da arte da docência na educação profissional e tecnológica na contemporaneidade. Conclusões: compreende-se que a formação e a prática docente na educação profissional e tecnológica são complexas e multifacetadas, sendo os desafios vivenciados constantemente pelo docente. O docente que atua na educação profissional e tecnológica deve possuir, dentre outras características, a capacidade para construir estratégias; elaborar formas criativas de ensino-aprendizagem, antever as condições necessárias ao desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, considerando suas singularidades, as necessidades particulares e as situações contextuais em que se estrutura, produzir um trabalho mais interdisciplinar e integrado, afim de possibilitar transposições didáticas contextualizadas e associadas as atividades práticas e de pesquisa.

https://doi.org/10.51249/hp03.2022.793
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO

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