O desafio docente no ensino remoto na educação nas regiões brasileiras
Ebook - O desafio docente

Palavras-chave

docente, ensino remoto, educação

Como Citar

José Raimundo, A. (2024). O desafio docente no ensino remoto na educação nas regiões brasileiras. Humanas Em Perspectiva, 56. https://doi.org/10.51249/hp56.2024.225

Resumo

Essa obra escrita pelo pesquisador possui grande relevância ao trazer a discussão a necessidade de reflexão e amadurecimento do processo de ensino - aprendizagem que envolve a educação no ensino remoto. A proposta exitosa do autor partiu principalmente através do estudo sobre os desafios docentes no ensino remoto em algumas regiões do Brasil, permitindo assim, um recorte e análise mais aprofundada sobre o tema.

https://doi.org/10.51249/hp56.2024.225
Ebook - O desafio docente

Referências

ALFARO, L. DA T.; CLESAR, C. T. DE S.; GIRAFFA, L. M. M. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, n. 36, p. 7–21, 22 dez. 2020.

AMARAL, É. et al. Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica. RENOTE, v. 9, n. 2, 28 dez. 2011.

ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 15 maio 2020.

ARRUDA, R. L.; NASCIMENTO, R. N. A. Estratégias de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: um estudo de caso no 5o ano do Ensino Fundamental. Revista Thema, v. 20, p. 37–54, 15 jun. 2021.

ASSIS, N. O. DE. Utilização das TIC em sala de aula e a formação de docentes: um estudo de caso no Instituto Federal de Goiás. Dissertação (Mestrado)—Porto: Instituto Politécnico do Porto, 2018.

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. DE M. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na Educação. In: Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. 1a edição ed. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47–66.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância – Coronavírus Jornal da Universidade, 6 jul. 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a- educacao-a-distancia/>. Acesso em: 13 jul. 2021

BENTROVATO, D.; DAVIES, LYNN. “Understanding Education’s Role in Fragility. Synthesis of Four Situational Analyses of Education and Fragility: Afghanistan, Bosnia and Herzegovina, Cambodia, Liberia”, Education in Emergencies and Reconstruction, IIEP Research Papers. [s.l: s.n.].

BORGES, K. R.; FIGUEIREDO, S. T.; AVELINO, W. F. COVID-19, Gestores Pedagógicos e o Ensino Remoto: Estudo de Caso no Estado de São Paulo. In: SENHORAS, E. M. (Ed.). . Ensino Remoto e a Pandemia De Covid-19. Boa Vista: Clube de Autores, 2021.

BRASIL. Portaria No 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF. 17 mar. 2020.

CARNEIRO, C.; VIDAL, O. V. DIREITO À EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DO COVID-19. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais - IURJ, v. 1, n. 1, p. 7–18, 30 set. 2020.

CARVALHO, E. M. DOS S.; ARAÚJO, G. C. Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 1 set. 2020.

CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R. DE. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO REMOTO: DISTINÇÕES NECESSÁRIAS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 3–17, 14 set. 2020.

CHARCZUK, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, v. 45, 11 jan. 2021.

FAUSTINO, L. S. E S.; SILVA, T. F. R. S. E. EDUCADORES FRENTE À PANDEMIA: DILEMAS E INTERVENÇÕES ALTERNATIVAS PARA COORDENADORES E DOCENTES. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 53–64, 28 ago. 2020.

FERNANDES, A. F. et al. AULAS REMOTAS: OS DESAFIOS E POTENCIAIS DE UM NOVO MODO DE ENSINAR UTILIZANDO TECNOLOGIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 28 ago. 2020.

FISCHER, G. From renaissance scholars to renaissance communities: Learning and education in the 21st century. . In: PROCEEDINGS OF THE 2013 INTERNATIONAL CONFERENCE ON COLLABORATION TECHNOLOGIES AND SYSTEMS, CTS 2013. 1 maio 2013.

GARCIA, P. R. S. A teoria e a prática de EAD. Revista de EDUCAÇÃO do Cogeime, v. 15, n. 28, p. 75–80, 30 jun. 2016.

GARCIA, T. C. M. et al. Ensino Remoto Emergencial: proposta de Design para Organização de Aulas. Cadernos de Ensino Mediados por TIC, 2020.

GEBRAN, M. P. Tecnologias Educacionais. Curitiba: Iesde Brasil Sa, 2009.

GUEDES, D. S.; RANGEL, T. L. V. Ensino Remoto e o ofício do Professor em tempos de pandemia. In: SENHORAS, E. M. (Ed.). . Ensino Remoto e a Pandemia De Covid-19. Boa Vista: Clube de Autores, 2021.

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the- difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 12 jul. 2021.

JOYE, C.; MOREIRA, M.; ROCHA, S. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, p. 521974299, 24 maio 2020.

MIRANDA, J. C.; SOUZA, D. G. DE. Desafios implementação do ensino remoto. In: SENHORAS, E. M. (Ed.). . Ensino Remoto e a Pandemia De Covid-19. Boa Vista: Clube de Autores, 2021.

MONTEIRO, F. N. S. P. As tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras – estudo de caso de escola da Rede Federal de Ensino – CE/Brasil - em contexto anterior ao da pandemia de covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e5819109018–e5819109018, 9 out. 2020.

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. DE M. (Eds.). . Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. 1a edição ed. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27–46.

PASSERO, G.; ENGSTER, N. E. W.; DAZZI, R. L. S. Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da Geração Z. RENOTE, v. 14, n. 2, 29 dez. 2016.

REIS, J. P. C. DOS; SANTOS, G. M. T. DOS. Aprendizagem e o Ensino Remoto Emergencial: Rflexões em tempos de COVID-19. In: SENHORAS, E. M. (Ed.). . Ensino Remoto e a Pandemia De Covid-19. Boa Vista: Clube de Autores, 2021.

RIBEIRO, J. B. P.; MOREIRA, J. R. Modelo Pedagógico Suportado por Recursos Digitais para Mediação de Encontro Remoto Síncrono para o Ensino de Educação Física Escolar em Tempos de Distanciamento Social. PROJEÇÃO E DOCÊNCIA, v. 11, n. 2, p. 109–120, 2020.

SALDANHA, L. D. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, 3 fev. 2021.

SENHORAS, E. M. (ED.). Ensino Remoto e a Pandemia De Covid-19. Boa Vista: Clube de Autores, 2021.

SOUZA, A. I. P. DE. A Informática: E a Exclusão Digital. 2. ed. Dourados: Independently Published, 2017.

SUNAGA, A.; CARVALHO, C. S. DE. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. DE M. (Eds.). . Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. 1a edição ed. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 141–154.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...