Resumo
A gestão escolar assim como ocorre nas práticas pedagógicas está fundamentada em determinada percepção sobre a função do gestor e do seu papel no tocante à garantia da qualidade da educação ofertada. Desse modo, podemos inferir que o conceito de gestão escolar adotado por uma unidade de ensino está relacionado àquilo que compreendemos como sendo uma educação de qualidade, sendo que esse conceito varia em decorrência das exigências sociais para a formação do cidadão em determinada sociedade e em determinada época. Sendo a percepção de gestão escolar na atualidade, predominantemente democrática e participativa, buscamos investigar de que forma, a escolha por uma gestão escolar democrática coopera com a adoção de estratégias educativas emancipadoras e fundamentadas na pedagogia freireana.
Referências
Amorim, Antonio; Souza, Eliane Silva; De Jesus Pereira, Rose Santos. A gestão escolar democrática na perspectiva freireana. 2021. Disponível em: Vista do A gestão escolar democrática na perspectiva freireana (ufma.br) Acesso em: 16. jun. às 12h46min.
Brighente, Miriam Furlan; Mesquida, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, v. 27, p. 155-177, 2016. Disponível em: Proposiçoes_79.indb (scielo.br) Acesso em: 16. jun. 2024 às 11h48min.
De Alcântara, Luiz Alberto; Borges, Valdir. GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR EM PAULO FREIRE. 2018. Disponível em galoa-proceedings--freire-globalconference-2018--89580.pdf Acesso em 09. jun. 2024 às 08h41min.
Galvão, Gabriel Batista; De Souza, Neila Nunes. EDUCAÇÃO CRÍTICA A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL. Revista Interface (Porto Nacional), v. 26, n. 26, p. 50-60, 2023. Disponível em: Vista do EDUCAÇÃO CRÍTICA A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL (uft.edu.br) Acesso às 07h41min.
Oliveira, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900, 2018. Disponível em: cp169_tudo.indb (fcc.org.br) Acesso em 09. jun. 2024 às 11h08min.
Veiga, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Retratos da Escola, v. 3, n. 4, 2009. Disponível em: Vista do Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. (emnuvens.com.br) Acesso em 09. jun. 2024 às 11h11min.