A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER O HÁBITO DA LEITURA
A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER

Palavras-chave

Aprendizado. Leitura. Incentivo.

Como Citar

Rivaldo De Oliveira, J. ., Gomes Cabral Filho, M. ., & Almerinda de Oliveira Barros, C. . (2022). A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER O HÁBITO DA LEITURA. Humanas Em Perspectiva, 4. https://doi.org/10.51249/hp04.2022.861

Resumo

A leitura é percebida como uma forma interativa na constituição de sentidos ativando os conhecimentos prévios a novos, a partir deste contexto o presente estudo tem como objetivo, compreender a importância de desenvolver o hábito da leitura de maneira que possa ser ampliado em diversos contextos e ambientes, e como objetivo específico verificar os fatores que estão associados a falta de interesse em ler. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, que teve como procedimento um estudo bibliográfico no qual as informações foram coletadas em banco de dados de periódicos científicos e livros. A seleção dos artigos foi feita a partir da análise dos resumos e textos completos das publicações realizadas tendo como critério de inclusão pesquisas com registros de notificação da importância de desenvolver o hábito da leitura, e de exclusão aqueles que não constem evidências sobre o assunto, limitando-se a trabalhos publicados na língua portuguesa. Os resultados apontaram que é de suma importância a participação de pais e mestres no incentivo da leitura de maneira lúdica permitindo o contato com os livros desde geração do feto, possibilitando um elo maior com o mundo da imaginação das entrelinhas composta nos livros. Concluindo que ler é transformador. Através da leitura o indivíduo é capaz de dialogar de forma coerente, o que é essencial para o desenvolvimento do indivíduo no cotidiano, possibilita também um amplo conhecimento no vocabulário, na forma de como pensar, agir e argumentar. O que reforça a relevância do estudo ao enfatizar que é possível sim criar o hábito da leitura através do incentivo estimulado no cotidiano familiar ou escolar.

https://doi.org/10.51249/hp04.2022.861
A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. A importância da literatura infantil na formação de leitores. 5ª ed. São Paulo. Scipione, 1997.

BOTINI, Gleise Aparecida Lenhaverde; FARAGO, Alessandra Corrêa. Formação do leitor: papel da família e da escola. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 44-57, 2014.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bà- bè–bi–bò–bu. 1. ed. São Paulo: Scipione, 1995.

CANTELLI, Rachel. Sete dicas para transformar a (sua) leitura em hábito. São Paulo: Editora Positivo, 2018.

DALVI, Maria Amélia. Escola e leitura: Carlos Drummond de Andrade no livro didático. Rev. Leitura e Educação, UFES, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GENTILE, Paola. José Saramago: “ideias claras, escrita clara”. Rev. Nova Escola, out, 2003.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor – aspectos cognitivos da leitura. Campinas/São Paulo, Pontes, 1989.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMANN, Regina. Literatura Infantil Brasileira. Campina Grande: Editora Realize, 2002.

MATSUOKA, Sílvia. Contar para encantar: a contação de histórias como veículo para a formação do comportamento leitor. Programa de Desenvolvimento Educacional) da SEED, 2007.

ORTIZ, Juliana; SANCHES, Simone; FONTES, Maria Alice. O hábito de leitura na primeira infância. Rev. Plenamente, set. 2018.

PIAGET, Jean. A teoria de Piaget. In: MUSSEN, P. H. (org). Psicologia da criança. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: E.P.U. 1975. Vol. 4, p. 71-117.

PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa e MOREIRA, Lucinéia de Souza Gomes.Prescrição de leitura na escola e formação de leitores. Revista Ciências & Cognição, 2008; Vol. 13, n. 3, p.231-242. ISSN 1806-5821

ROCCO, Maria Thereza Fraga. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Rev. Demanda, out. 2011.

RUSSO, Noelly. Importância da leitura para os bebês. Rev. Abril. Fev, 2017.

SOUZA, L. B. M. A Importância da Leitura para a Formação de uma Sociedade Consciente. Revista UNIRB, Salvador, v.1, n.2, p. 101-110, 2009.

UNESCO. Educação para todos: o imperativo da qualidade; relatório de monitoramento global, 2005.

VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...