PROBLEM SOLVING APPLIED IN THE THEORY OF NUMBERS IN DIVISIBILITY CONTENT
PROBLEM SOLVING

Palavras-chave

Problem solving. Number Theory. Divisibility.

Como Citar

Lacerda, A. ., & Oliveira, L. . (2022). PROBLEM SOLVING APPLIED IN THE THEORY OF NUMBERS IN DIVISIBILITY CONTENT. Journal of Interdisciplinary Debates, 3(01). https://doi.org/10.51249/jid.v3i01.679

Resumo

This work aims to show crucially the way in which education, especially mathematics, has evolved in terms of learning methods over time, according to the charter of the respective societies. Among the methods that were addressed in the work, Problem Solving stands out, based on the perspectives of Polya and Allevato, a powerful tool for the evolution and establishment of knowledge, reasoning, autonomy and student investigation. The methodology used was qualitative with a literature review, and the results showed the importance of problem solving for the understanding of divisibility and also of other concepts worked on in mathematics.

https://doi.org/10.51249/jid.v3i01.679
PROBLEM SOLVING

Referências

ALLEVATO, Norma Suelly Gomes. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. Revista Vidya. Santa Maria, 2013. Pág. 209 a 232. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/26/214. Acesso em: 22/06/2021

BARBOSA, J. C. Teoria dos números no ensino básico: um estudo de caso no 2º ano do Ensino Médio. Recife, 2017. Universidade Federal Rural do Pernambuco. Acesso em: 22/06/2021.

BERTONE, Ana Maria Amarillo. Introdução à Teoria dos Números. Uberlândia, MG. UFU, 2014, 202 p. Acesso em: 24/06/2021.

JUNIOR, L. J. Teoria dos números: um estudo com resolução de problemas na educação básica. Londrina, 2013. Dissertação de mestrado da Universidade Estadual de Londrina. Acesso em: 22/06/2021.

LEÃO, Maria Maciel. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/PwJJHWcxknGGMghXdGRXZbB/?lang=pt. Acesso em: 23/06/2021

“Linha Tradicional” em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 23/06/2021 às 17:19. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/conteudos/tradicional.php

ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos?. IV Jornada Nacional de Educação Matemática. 17º Jornada Regional de Educação Matemática. Universidade de Passo Fundo. 2012. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3509. Acesso em: 22/06/2021.

PATRUNI, S. I. L. G. O ensino da matemática através da resolução de problemas. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4180/3405. Acesso em: 22/06/2021.

PONTES, E. A. S. Método de Polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Revista Holos, 2019. Instituto Federal de Alagoas. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6703/pdf. Acesso em: 22/06/2021.

REIS, C. C. Oficina de aritmética: o uso dos números primos na resolução de problemas e algumas curiosidades. Universidade Federal do Espírito Santo- Centro de Ciências Exatas- Departamento de Matemática. Vitória- ES, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4822. Acesso em: 22/06/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...