Declaração de Ética e Malversação de Publicação

A Journal of Interdisciplinary Debates está comprometida com o padrão de qualidade e comportamento ético em todas as fases do processo de avaliação e publicação dos trabalhos recebidos, com base nas “Best Practice Guidelines for Journal Editors” do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível no seguinte link: https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf.

Além disso, esperamos o comprometimento dos autores em consonância com os compromissos assumidos pelos editores da revista e pelos pareceristas a esta declaração abaixo:

 

I - Deveres dos Editores:

1) Decisões de publicação: Cabe aos editores escolher os artigos submetidos e avaliados que devem ou não ser publicados em cada edição. O editor será orientado pela política do conselho editorial, além de levar em consideração os requisitos legais, buscando evitar plágio, direitos autorais e violações de direitos humanos;

2) Seleção de artigos: Os artigos serão avaliados de acordo com sua perspectiva interdisciplinar e também relevante contribuição social. A revista também incluirá trabalhos que tratam principalmente do tema da interdisciplinaridade. Além disso, a revista não avaliará seus trabalhos com base em pressupostos ideológicos, religiosos ou políticos que possam impedir a liberdade de expressão e a produção de conhecimento científico;

3) Confidencialidade: Os editores e a equipe editorial comprometem-se a não divulgar qualquer informação sobre o manuscrito a ninguém que não seja o autor correspondente;

4) Divulgação de conflitos de interesse: os editores se comprometem a não utilizar materiais inéditos divulgados em trabalhos submetidos à revista, sem o prévio consentimento por escrito dos autores da pesquisa;

 

II - Deveres dos árbitros

1) Contribuição nas decisões editoriais: Os revisores assumem o papel de auxiliar o editor na tomada de decisões editoriais, por meio do diálogo com os editores e sugestões aos autores, a fim de aprimorar o trabalho a ser publicado.

2) Pontualidade: Os avaliadores comprometem-se a informar previamente o editor quando se sentirem inabilitados para analisar uma pesquisa específica ou se for impossível cumprir o prazo recebido.

3) Confidencialidade: Os trabalhos recebidos assumem o estatuto de confidencialidade para os avaliadores. Portanto, não podem ser exibidos ou discutidos com terceiros, com exceção dos editores.

4) Padrões de objetividade: Os avaliadores comprometem-se a redigir suas opiniões de forma objetiva e clara, buscando utilizar argumentos que justifiquem e sustentem sua avaliação, evitando assim juízos de valor, expressões inadequadas ou críticas pessoais.

5) Reconhecimento de fontes: O parecerista deve identificar situações em que seja feita menção a trabalhos relevantes publicados no texto, mas que não foram devidamente citados, bem como qualquer tipo de irregularidade na forma de citação de autores. Além disso, para evitar a violação de direitos autorais, o parecerista deve ficar atento à possibilidade de plágio, a fim de evitar qualquer semelhança entre o trabalho avaliado e o publicado.

6) Divulgação e conflito de interesses: Quaisquer informações ou ideias privilegiadas dos trabalhos avaliados são confidenciais e não podem ser utilizadas em benefício pessoal do avaliador.

 

III. Deveres dos autores:

1) Relato de regras e procedimentos: os autores se comprometem a apresentar um relatório preciso com uma análise objetiva de sua pesquisa e significado;

2) Precisão dos dados e informações no manuscrito: o artigo deve apresentar detalhes e referências suficientes para possibilitar futuras consultas e verificação dos dados publicados, de modo que declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas são consideradas antiéticas e motivos de rejeição do trabalho.

3) Originalidade e plágio: os autores devem escrever trabalhos originais, portanto, comprometem-se a não utilizar outros trabalhos sem a devida citação ou referência, pois o uso indevido da citação fará com que o trabalho seja rejeitado.

4) Publicação múltipla, redundante ou concorrente: os autores não podem publicar trabalhos simultaneamente em mais de um periódico, portanto, a detecção de publicação múltipla implicará na rejeição do trabalho.

5) Reconhecimento de fontes: os autores se comprometem a citar todas as referências que os influenciaram na produção de seu trabalho.

6) Autoria do artigo: devem ser autores apenas aqueles que contribuíram de forma relevante para a execução do trabalho, todos listados como coautores, para tanto, todos os considerados coautores devem ser listados na revista sistema no momento da submissão do trabalho. Além disso, todos os coautores precisam aprovar a publicação e ter seu nome no trabalho final.

7) Divulgação e conflito de interesse: os autores se comprometem a relatar qualquer conflito de interesse, financeiro, profissional ou de qualquer natureza substancial que possa ser interpretado como interferindo no resultado de sua avaliação. Além disso, os autores devem divulgar as fontes de apoio financeiro, caso o tenham recebido.

8) Erros fundamentais em trabalhos publicados: no caso de qualquer tipo de erro, o autor deve informar os editores para correção e colaborar com eles para retratação ou ajuste.

Qualquer autor que deseje publicar seu trabalho deve concordar com esta declaração em todos os seus itens, a fim de garantir a qualidade do trabalho.