O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR
O PROCESSO

Palavras-chave

Práticas pedagógicas. Inclusão. Respeito. Investimento.

Como Citar

Pereira de Queiroz Nunes, Z. ., Rejane Brasileiro Costa, I. ., de Sá Leite Ferreira, S. ., Paulo Pereira, R. ., & Pereira da Silva, Z. . (2024). O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR: REPENSANDO SOBRE A PRÁTICA. Humanas Em Perspectiva, 10. https://doi.org/10.51249/hp10.2024.1876

Resumo

O presente trabalho objetiva mostrar a importância de incluir alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguindo o pressuposto de que todas as crianças têm direitos iguais perante a lei. Aborda a necessidade do respeito às diferenças, uma vez que os deficientes físicos ou mentais merecem ser respeitados em todos os espaços. Mostra a inclusão como um processo importante, porém merece ser avaliado para que não seja jogada toda a responsabilidade para o docente. Esclarece, ainda, que as escolas necessitam de reformas, não só em sua estrutura física, mas em todo o seu funcionamento, a começar pelo projeto político pedagógico. Enfatiza que a diversidade deve se concretizar em práticas que têm por base, além das capacidades intelectuais e os conhecimentos dos alunos, seus interesses e motivações.

https://doi.org/10.51249/hp10.2024.1876
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