Resumo
Esse artigo pretende discutir a contribuição da didática na formação da identidade do docente e, para tanto, objetiva mostrar a formação do professor e a influência trazida pela Didática para a sua vida profissional, possibilitando que ele possa construir sua identidade profissional através da valorização do educando enquanto ser social. Além disso, tem o intuito de fazer uma reflexão sobre a constituição do docente enquanto profissional e as articulações entre formação e construção da identidade. Esse estudo justifica-se pela importância da profissional docente na sociedade e na formação educacional dos alunos. A união entre a teoria e a prática (práxis) é essencial para o que ensino ocorra de maneira adequada, fazendo com que o educando obtenha, de fato, uma educação de qualidade pautada na formação integral de seus educadores, mostrando que são questões indissociáveis nesse ponto. Com isso, tornou-se necessária a revisão dos currículos de formação dos docentes de forma a garantir uma superação das concepções antigas da Didática e metodologia, adotando novos mecanismos capazes de imprimir modificações na sociedade e nos sujeitos. A didática é fundamental para que os professores unam a teoria e a prática e, assim, possam impor verdadeiras transformações sociais através da educação. Para tanto, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, buscando elaborar um referencial de análise para que, assim, fosse possível obter uma compreensão sobre a importância da práxis para a vida do docente e para as transformações sociais.
Referências
AGUIAR, W.M.J. Consciência e Atividade: categorias fundamentais da psicologia sóciohistórica. In: BOCK, Ana Mercês Bahia (org). Psicologia Sócio-Histórica – uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.
ARANHA, M.L.A. Trabalhar pra quê? In: KUPSTAS, Márcia (org). Trabalho em Debate. 1ª ed. São Paulo: 1997.
ARAÚJO, P.L.; YOSHIDA, S. M. P. F. Professor: Desafios da prática pedagógica na atualidade. Disponível em: < http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2009/11/03/outros/608f3503025bdeb70200a86b2b89185a.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2020.
BARBOSA, F.A.S.; FREITAS, F.J.C. A didática e sua contribuição no processo de formação do professor. Disponível em: <https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/especial/3.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2020.
BERNARDETE. A. G. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em 28 jan. 2020.
BRAGAGNOLO, R. I. B.; LUNA, I. N. Educação e novas exigências profissionais: Novas exigências à prática docente e constituição da identidade profissional de educadores de 1ª à 4ª série. Disponível em: < http://27reuniao.anped.org.br/gt08/t0815.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília: MEC, 1996.
COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Original publicado em1631).
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, L. C. Mudanças e inovações na educação. 2. ed. São Paulo: EDICON, 2005
GATTI, B. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul.2003.
______. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010
GOMES, S.S. Didática, práticas docentes e o uso das tecnologias no ensino superior: saberes em construção. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-3905.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2020.
LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
MEDEIROS, M.V. CABRAL, C.L.O. Formação docente: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3122/2060>. Acesso em: 02 fev. 2020.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Trad. Maria dos Anjos Caseiro e Manuel Figueiredo Ferreira. Portugal: Porto Editora, 1992.
PAULA, G.M. Pós conselho: Das Metas aos Atos. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_gestao_unioeste_gilmarmarcelodepaula.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2020.
PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, USP, v. 1. n. 1, p.72-89, jul/dez.1996.
________. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, V.L. Por detrás das palavras. Investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1ª à 4ª série. Florianópolis, UFSC: 1993. Dissertação de mestrado da educação.
TAVARES, C. Z. Formação em avaliação: a formação de docentes no enfrentamento de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/tform_av_aprendizagem.pdf> Acesso em: 06 fev. 2020.
TAVARES, L.N. Um olhar psicopedagógico para os cursos de formação de professores diante das dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Mogi das Cruzes, São Paulo: Psicopedagogia, UBC. 2013.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.
______. Passos Alencastro. Didática: uma retrospectiva histórica. In: LOPES, Antonia Osima; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Colab.). Repensando a didática. 26. ed. rev. e atual. Campinas: Papirus, 2004.
______. Didática: uma retrospectiva histórica. Disponível em: < https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/265> Acesso em: 22 jan. 2020.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Pulo, Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY; L. S.; LURIA R. A história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médica, 1996.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZICK, G. S. N.; LOSS, A. S. A didática sob a ótica dos professores do ensino fundamental I. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24791_12091.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2020.