UMA NOVA VISÃO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ALGORITMOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem. Algoritmos. Educação

Como Citar

Tonni da Silva, Y. ., Tolentino de Almeida, D. ., Tolentino Filho, D. ., & Paulo Pereira, R. . (2025). UMA NOVA VISÃO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ALGORITMOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Humanas Em Perspectiva, 11. https://doi.org/10.51249/hp11.2025.2397

Resumo

Este artigo objetivou compreender uma nova visão as dificuldades de aprendizagem nos algoritmos na educação básica do ensino fundamental, contribuindo para o enriquecimento e o fortalecimento na melhoria da qualidade do ensino no cotidiano escolar, resultando essencialmente na construção do desenvolvimento do ensino e aprendizagem, ocasionando um crescimento e uma diversificação cada vez maior no trabalho docente. Nesse contexto, discute-se em primeiro lugar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem dos algoritmos no ambiente educativo e a importância do papel do professor na avaliação educacional. Em segundo lugar, faz-se consideração a respeito às questões afetivas envolvidas no processo de aprendizagem e a relação professor-aluno e, consequentemente, os aspectos que podem influenciar no desenvolvimento do ensino aprendizado e a relação da prática pedagógica educativa do docente. Por fim, o estudo conclui que é de suma importância o papel docente para o desenvolvimento da prática educativa ao alunado, que possibilita adquirir à conquista da aprendizagem na vida escolar na educação.

https://doi.org/10.51249/hp11.2025.2397
PDF

Referências

ALMEIDA, L. Cognição e aprendizagem: como a sua aproximação conceptual pode favorecer o desempenho cognitivo e a realização escolar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, n. 1, p. 17-32, 1996.

______. Rentabilizar o ensino-aprendizagem escolar para o sucesso e o treino cognitivo dos alunos. In: ALMEIDA, L. S.(Ed.), Capacitar a escola para o sucesso: orientações para a prática educativa. Vila Nova de Gaia: Edipsico, 1993.

______. Sucesso e insucesso no ensino básico: Relevância de variáveis sócio-familiares e escolares em alunos do 5º ano. In: SILVA, B.; ALMEIDA, L. (Coord.), Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, 3629-3542, 2005.

BENAVENTE, A. Da construção do sucesso escolar: equacionar a questão e debater estratégias. Seara Nova, Lisboa, n. 18, p. 3-27, 1998.

______. Insucesso escolar no contexto português. Análise Social, n. 25, p. 108-109, 1990.

CHARLOT, B. Da redação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DETRY, B.; CARDOSO, A. Construção do futuro e construção do conhecimento. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

FERNANDES, J. R. et al, O insucesso escolar em questão. Braga: Universidade do Minho, 1987a. p. 17-22.

FORMOSINHO, J. A Educação Informal da Família. In: PIRES, E. L et al., O Insucesso Escolar em Questão. Braga: Universidade do Minho, 1987a. p. 23-27.

______. A Influência dos Factores Sociais. In: PIRES, E. L. et al. O Insucesso Escolar em Questão. Braga: Universidade do Minho. 1987b. p. 23-27.

FREUD, S. Fragmentos da análise de um caso de história: obras completas. 2. ed., v. 7. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

GARCIA, A. T. et al. Fracaso escolar y desvantaja sociocultural: una propuesta de intervención. Madrid: Nancea Ediciones, 1998.

GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KUPFER, M. C. Freud e a educação: mestre da impossível. São Paulo: Scipione, 1989.

LINDEMAN, Richard H. Medidas Educacionais. Tradução de Leonel Vallandro. Porto Alegre: Editora Globo; Brasília: INL, 1976.

MASCARENHAS, S.; ALMEIDA, L.; BARCA, A. Atribuições causais e rendimento escolar: impacto das habilidades escolares dos pais e do gênero dos alunos. Revista Portuguesa de Educação, Braga, n. 18, p. 77-91, 2005.

NÓVOA, P.; RIBEIRO, I. Variáveis preditoras do sucesso na transição do ensino básico para o ensino secundário. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL, 2., Braga, Anais... Braga, 2005.

OCDE . Regards sur l´Éducation 2006: Les grandes lignes. Paris: Organisation de Coopération et de Développement Économiques, 2006.

PIAGET, J. Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Diefel, 1978.

PISA . Programme for International Student Assessement. Resultados do estudo Internacional Pisa 2003. Primeiro Relatório Nacional. Lisboa: GAVE, Ministério da Educação, 2003.

______. Programme for International Student Assessement. Resultados do estudo Internacional Pisa 2000. Segundo Relatório Nacional. Lisboa: GAVE, Ministério da Educação, 2002.

______. Programme for International Student Assessement. Primeiro Relatório Nacional. Lisboa: GAVE, Ministério da Educação, 2000.

RIBEIRO, I.; COSTA, L. Influência das componentes de compreensão leitora no sucesso escolar dos alunos em diferentes áreas curriculares. In: BENTO, A.; ALMEIDA, L. (Coord.), Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, 2257-2269, 2005.

RIBEIRO, I. et al. Estudo acompanhado: opções teóricas e metodológicas. Psychologica, Coimbra, n. 25, p. 89-105, 2002.

RIBEIRO, I. Mudanças no desempenho e na estrutura cognitiva das aptidões: contributos para o estudo da diferenciação cognitiva em jovens. Braga: CEEP, 1998.

ROAZZI, A.; ALMEIDA, L. Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? Revista Portuguesa de Educação, Braga, n.1, p. 53-60, 2. sem. 1988.

ROSÁRIO, P. ALMEIDA, L.; OLIVEIRA, A. D. Estratégias de auto-regulação da aprendizagem, tempo de estudo e rendimento escolar: uma investigação no ensino secundário. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, Coimbra, n. 2, p. 197-213, 2000.

ROSÁRIO, P. Motivação e aprendizagem: uma rota de Leitura. In: TAVEIRA, Maria do Céu (Coord.), Temas de psicologia escolar: contributos de um projecto científico-pedagógica. Coimbra: Quarteto Editora, 2005.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação concepção dialética: libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2005.

WOOLFOLK, A. Educational Psychology. 9. ed.. New York: Allyn & Bacon, 2005.

Ribeiro, Iolanda S.; Almeida, Leandro S.; Gomes, Carlos CONHECIMENTOS PRÉVIOS, SUCESSO ESCOLAR E TRAJECTÓRIAS DE APRENDIZAGEM: DO 1o PARA O 2o CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação Psicológica, vol. 5, núm. 2, diciembre-, 2006, pp. 127-133

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...