Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o papel do professor junto à escola no combate à evasão escolar. No que diz respeito à metodologia empregada neste estudo, pode-se dizer que a mesma tem como método de abordagem o dedutivo, contudo, quando referente ao método de procedimento, este é o histórico e interpretativo, por fim, foi escolhida como técnica de pesquisa, a do tipo bibliográfica, através de pesquisa qualitativa. Ficou claro que a evasão escolar é quando o aluno deixa de frequentar as atividades escolares diárias e a escola, não obtendo registros de sua transferência para outra instituição e que ela é ocasionada não só por um problema e sim por um conjunto de fatores, tornando assim um problema nacional, merecendo a atenção de todos, principalmente a do governo e dos profissionais da área educacional. Ao estudar sobre este tema, observamos que apesar da educação brasileira estar evoluindo ela ainda necessita de muitos ajustes e traz consigo heranças do século passado. Contudo, nos resta esperar que as escolas e o governo revejam seus conceitos e tomem a consciência que a educação brasileira merece uma atenção melhor, podendo assim contribuir para que as taxas de evasão escolar diminuam. Pois é só através da educação que a sociedade irá crescer e evoluir, a educação é a base de tudo.
Referências
FATINATO, Fernanda Golghetto; MACEDO, Rosa Maria Stefanini de Macedo. A relação família-escola: um olhar sistêmico sobre a queixa escolar.1.ed.-Curitiba: Appris, 2020.
FILHO, R. B. S.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2017.
FRANCO, Adriana de Fátima. Os motivos da evasão escolar: Uma análise do programa FICA. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4204_2327.pdf. Acesso em 14/04/2014. Acesso em: 30 jul. 2024.
KNÜPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do ensino fundamental. Paraná: Educar em Revista, 2006.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LOPES, B. E. M. Evasão escolar no ensino médio sob a perspectiva dos docentes”, Revista Educação e Políticas em Debate, v.6, n.3, 2017.
MACIEL, Susana Wanderley. A repetência escolar na 5º série do ensino fundamental nas escolas públicas de Belém/PA: a visão das “vítimas”. Belém/PA: Universidade da Amazônia- Centro de Ciências Humanas e Educação, 2001. Publicado em: http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/monografias/Repetencia_Escolar.pdf . Acesso em: 30 jul. 2024.
MELO, Guiomar Namo de. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, Elaine Janaina Souza dos. A evasão escolar no ensino fundamental nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro: aspectos econômicos e sociais. Rio de Janeiro: Universidade Candido mendes, 2011. Publicado em:http://www.avm.edu.br/monopdf/17/ELAINE%20JANAINA%20SOUZA%20DOS%20SANTOS.pdf. Acesso em: 30 jul. 2024.
SILVA FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2017.
SOUZA, Alexsandra Matos. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, v.9, n.19, 2011.