EDUCATIONAL EXPERIENCES
EDUCATIONAL EXPERIENCES

Palavras-chave

Routine, Teaching Methodology, Children.

Como Citar

Amanda Wiebusch de Amorim, T., & Biavati da Silva, L. . (2023). EDUCATIONAL EXPERIENCES: THE IMPORTANCE OF ROUTINE FROM THE PERSPECTIVE OF LITERACY. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 3(06), 290–313. https://doi.org/10.51249/gei.v3i06.1085

Resumo

The work entitled THE IMPORTANCE OF ROUTINE UNDER THE PERSPECTIVE OF LITERACY in the first stages of basic education: early childhood education and early years of elementary school I. E is a research based on the postulates of the sociointeractionist educator Vygotsky, in the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC). The methodology is centered on a bibliographic research with a field trip and which refers to participant observation. The objective is to show such importance of the routine for literacy, this teaching methodology reaches the cognitive, affective and social dimensions that are important for the child to learn.

https://doi.org/10.51249/gei.v3i06.1085
EDUCATIONAL EXPERIENCES

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017

BARBOSA, Maria C. S. A Rotina nas Pedagogias da Educação Infantil: dos binarismos à complexidade, Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p. 56-69, Jan/Jun2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/barbosa.pdf. Acesso em 03/09/2022.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol.1, 2 e 3, 1998.

CAMPAGNE, E. M. Dicionário universal de educação e ensino. Porto: Lugun & Genenioux, s.d.

EISENBERG, Zena Winona; LEMOS, Gisele Ribeiro. Minha rotina é o meu relógio. In: 32ª. Reunião Anual da Anped, 4 out. 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped. org.br/arquivos/trabalhos/GT20-5586--Int.pdf>. Acesso em: 30.09.2022.

FREIRE; M. Sobre rotina. In: FREIRE, M. Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. 2ª ed. São Paulo: Espaço pedagógico; 1998 (Série cadernos de reflexão).

FREINET, Celestin. Pedagogia do Bom Senso. Tradução: J. Baptista. São Paulo: Martins Fontes, 1996a, p.10.

GIL, D. B. A. Organização da rotina na educação infantil: um olhar para o tempo, o espaço e o brincar. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil) – Programa de Pós-Graduação em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

GIL, D. B. A. Organização da rotina na educação infantil: um olhar para o tempo, o espaço e o brincar. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil) Programa de Pós-Graduação em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

GONÇALVES, R. A rotina na educação infantil. Brasil Escola, [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-rotinanaeducacao-infantil.htm. Acesso em: 12 09. 2022.

LEAL, T. F. Estabelecendo metas e organizando o trabalho: o planejamento no cotidiano docente. In: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. e MORAIS, A. C. (Orgs.) Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010

LORINI, A. C. Vivendo e refletindo sobre Rotina. In: FREIRE, M. Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. 1ª ed. São Paulo: Espaço pedagógico, 1992 (Série cadernos de reflexão).

MANTAGUTE, ELISÂNGELA L.L. Rotinas na Educação Infantil. Disponível em: http://200.195.151.86/sites/educacao/images/stories/elisangelarotinas_na_educacao_infantil.pdf. Acesso em 09/09/2022.

MASSENA, Renata S. Entrelaçamentos Entre as Concepções do Educar e do Cuidar na Educação Infantil. Disponível em: http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/Monografia-Renata-da-Silva-Massena.pdf. Acesso em 03/079/2022.

REGO, Tereza Cristina, Vygostky: uma perpectiva histórico cultural da educação. 25 ed Petropolis RJ , Vozes, 2014. 7 reimpressão 2020.

ROTINA, In Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, outubro de1988. MARQUES, J.A. Demonstrações financeiras da Petrobrás: o método da correção integral. Acesso.09.09.2022.

SÃO PAULO. Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador. São Paulo/SP, Secretaria da Educação, fde, 2009.

SIGNORETTI, A. E. R. S.; MONTEIRO, K.K & DAVÓLIO .R .A. C. Rotina escolar: orientações para professor e aluno organizarem as atividades diárias . Revista do professor. Porto Alegre, jul./set.2000.

SILVA, Sandra Cristina Oliveira da. Cotidiano escolar: como professores alfabetizadores organizam seu trabalho pedagógico? / Sandra Cristina Oliveira da Silva. – Recife: O autor, 2013. 181 f.: il. ; 30 cm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...