Resumo
This paper deals with a theoretical study, to highlight the concept of needs and their relationship with the continuing education of technical and administrative staff of federal universities servers. In this sense, describes the Activity Theory, AN Leontiev, placing it as a valuable theoretical framework for the development of studies in this direction
Referências
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Mediações simbólicas na atividade pedagógica. Educação e Pesquisa, v. 35, n. 3, p. 463-478, 2009.
CUNHA Maria Isabel da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, 3, 54, 525 – 536, 2004.
DAVIDOV Vasili Vasilievch. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de AN Leontiev. Cadernos Cedes, v. 24, n. 62, p. 44-63, 2004.
KESSLER, Maria Cristina. Problematizando a produção da exclusão por conhecimento: o caso da matemática. Projeto de Tese de doutorado. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.
LEONTIEV, Aléxei Nikoláevich. Actividad, consciencia y personalidad. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.
LEONTIEV, Aléxei Nikoláevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes, 1978.
LURIA, A. R. Curso de Psicologia Geral: introdução evolucionista à psicologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. trad. José Carlos Bruni e marco aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec, 1993.
MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, 12, 71-87, 2007.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev, Galperin. Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber Livro, 2009.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. Estudo da determinação das necessidades de professores: o caso do novo ensino médio no Brasil–elemento norteador do processo formativo (inicial/continuado). Revista Iberoamericana de Educación, 2006.
RAMALHO, Betania Leite Ramalho. Diagnóstico das necessidades formativas de professores do ensino médio no contexto das reformas curriculares1. Revista Educação em Questão, v. 40, n. 26, 2013.
RAMALHO, Betania Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.