CONTRIBUTIONS OF INSTITUTIONAL ASSESSMENT FOR THE PLANNING AND MANAGEMENT OF OTHER KNOWLEDGE
CONTRIBUTIONS

Palavras-chave

Institutional Assessment. Brazilian System of Higher Education Assessment (SINAES). Educational Project School (PPP). Institutional development.

Como Citar

Newmann Valgueiro, M. ., Semeão Prazeres, I. ., & de Oliveira Quaresma, D. . (2024). CONTRIBUTIONS OF INSTITUTIONAL ASSESSMENT FOR THE PLANNING AND MANAGEMENT OF OTHER KNOWLEDGE . Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 5(01), 107–129. https://doi.org/10.51249/gei.v5i01.1849

Resumo

This document was prepared based on the critical analysis regarding the evaluation process of learning, and the importance of institutional assessment, in the visions of the following authors: 1. ABREU JR, N., with the Article “Systems of Higher Education Evaluation Brazilian” that discerns as the Institutional Assessment, the Brazilian System of Higher Education Evaluation and academic quality; 2. BRANDALISE, MAT, and Article: “Institutional Assessment of School: concepts, contexts and practices”, which focuses on the external Institutional Assessment, Self-assessment of schools, and institutional development; and yet: 3. SOUZA, SMZL, with the Review “Institutional Assessment: elements for discussion”, which discusses the Assessment practices, the design of the school, and the importance of improving the quality of work. Our main goal in producing this paper was to perform a comparative analysis on the critical contributions of Institutional Assessment for planning and management of diverse knowledge, based on the main themes that are presented in the articles and review analyzed. In our methodology, also, we make bibliographical research of others, to enrich our theoretical foundation and preparation of this article.

https://doi.org/10.51249/gei.v5i01.1849
CONTRIBUTIONS

Referências

ABREU JÚNIOR, Nelson de. Sistema(S) de Avaliação da Educação Superior Brasileira. Cad. CEDES Campinas vol.29 no.78, p.257-269, May/Aug. 2009.

ALAIZ, Vitor. GÓIS, Eunice. GONÇALVEZ, Conceição. Auto-avaliação de escolas: pensar e praticar. Porto: Edições Asa, 2003. In BRANDALISE, Mary A. T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. 2013.

ANDRADE, Helder N. Gestão democrática como eixo para garantir a qualidade da educação. APEOC. 25 Setembro 2012. Disponível em <http://www.apeoc.org.br/opiniao/5515-gestao-democratica-como-eixo-para-garantir-a-qualidade-da-educacao-possibilidades-para-a-experiencia-democratica-realizada-pelos-conselhos-escolares.html>. Acesso em 10 ago 2014.

BONNIOL, J, J. VIAL, M. Modelos de avaliação: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.In BRANDALISE, Mary A. T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. 2013.

BRANDALISE, Mary A. T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. 2013.

BRASIL, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAIS : Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em 10 ago 2014.

BRUNO, Deusa da C. ROSA, Marcelo G. da. A qualidade do ensino superior no brasil. A Mensuração pelos Padrões de Qualidade e Condições de Oferta. UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira. São Gonçalo RJ. Disponível em <http://www.sbec.org.br/evt1999/05.doc>. Acesso em 10 ago 2014.

CHAVES, Sandramara M. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: Realidade,Complexidade e Possibilidades. – UFG. Disponível em <http://www.estef.edu.br/zugno/wp-content/uploads/2011/03/avaliacao1.pdf>. Acesso em 14 ago 2014.

CPA/IFPE - Comissão Própria de Avaliação –. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Pró-Reitoria de Ensino. Regimento Interno Da CPA do IFPE. 2010. Disponível em <http://barreiros.ifpe.edu.br/userfiles/file/REGIMENTO%20INTERNO_CPA%202009-2010.pdf>. Acesso em 28 ago 2014.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação. In: RISTOFF, Dilvo I.; ALMEIDA JR., Vicente de Paula (Org.). Avaliação participativa: perspectivas e debates. Brasília: INEP, 2012. p. 15. In: LIRA, A. de M.; OLIVEIRA, J. A. de.; SILVA, J. da.; ALCANTARA, M. M. L. F.. Avaliação Institucional na Faculdade Santo Agostinho: processo e perspectiva. Disponível em <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/seminarios_regionais/trabalhos_regiao/2013/nordeste/eixo_1/avaliacao_insitucional_facul_santo_agostinho_processo_perspectivas.pdf>. Acesso em 12 ago 2014.

DICIO: Dicionário Online de Português, definições e significados de mais de 400 mil palavras. Todas as palavras de A a Z. Dicionário online de português. Reciclagem. 2009 – 2014. Disponível em < http://www.dicio.com.br>. Acesso em 18 ago 2014.

FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Avaliação institucional da escola e do sistema educacional: base teórica e construção do projeto. 2. Ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002. In

BRANDALISE, Mary A. T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. 2013.

FERNANDES, Rosangela; STRIEDER, Roque. Avaliação: revendo ações e conceitos. 2003. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010, pág. 127. Disponível em <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/562/pdf_71>. Acesso em 12 ago 2014.

GADOTTI, Moacir. Avaliação Institucional – necessidades e condições para sua realização. 1999. Disponível em: < http://www.drb-assessoria.com.br/Avali_Institucional.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2014.

G1 EDUCAÇÃO. Royalties vão injetar R$ 368 bilhões na educação em 30 anos, diz ministro. 11/09/2013 - Atualizado em 11/09/2013. Folha de São Paulo. Disponível em <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/09/royalties-vao-injetar-r-368-bilhoes-na-educacao-em-30-anos-diz-ministro.html>. Acesso em 12 ago 2014.

IFMG-CAMPUS BAMBUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de pós-graduação lato sensu em educação Profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos – Especialização proeja, 2ª Turma. Bambuí-mg. Janeiro de 2010. Disponível em <http://www.cefetbambui.edu.br/portal/files/Projeto%20Pedag%C3%B3gico.pdf>. Acesso em 25 ago 2014.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação das Instituições de Educação Superior. Brasília-DF. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional>. Acesso em 16 ago 2014.

-------. Avaliação Institucional na Faculdade Santo Agostinho: processo e perspectiva. Brasília-DF. Disponível em <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/seminarios_regionais/trabalhos_regiao/2013/nordeste/eixo_1/avaliacao_insitucional_facul_santo_agostinho_processo_perspectivas.pdf>. Acesso em 16 ago 2014.

--------. Censo da Educação Superior. 2011. Brasilia df. Disponível em a Industrial CEP: 70610- DF <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior>. Acesso em 16 ago 2014.

------. O que é o Saeb. Brasília-DF. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/saeb>. Acesso em 16 ago 2014.

LIRA, Atila de M.; OLIVEIRA, Josimar A. de.; SILVA, Jovina da; ALCANTARA, Mônica Maria L. F. Avaliação Institucional na Faculdade Santo Agostinho: processo e perspectiva. 2011. Disponível em <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/seminarios_regionais/trabalhos_regiao/2013/nordeste/eixo_1/avaliacao_insitucional_facul_santo_agostinho_processo_perspectivas.pdf >.Acesso em 16 ago 2014.

LUCKESI, Carlos C. Avaliação da aprendizagem escolar - componente do ato pedagógico (informação verbal). Cortez Editora – Café da manhã e bate-papo. Jan. 2013. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=RhkPt52tSUI>.Acesso em 16 ago 2014.

_____ . Avaliação da aprendizagem escolar: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003. In FERNANDES, Rosangela; STRIEDER, Roque. Avaliação: revendo ações e conceitos. 2003. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010, pág. 127. Disponível em : <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/562/pdf_71>. Acesso em 12 ago 2014.

MEDEL, Cássia R. M. de A. A Avaliação da Aprendizagem nos dias de Hoje: Um educador motivado pela vocação, forma alunos motivados pelo senso de organização. Disponível em: < http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_avaliacao.htm>. Acesso em 20 ago 2014.

MELLO E SOUZA, A. Gestão da escola e qualidade da educação. in Reis Velloso, J.P., Albuquerque, R.C. e Knoop, J. coords. Políticas sociais no Brasil: descentralização, eficiência e equidade. Rio e Janeiro: INAE/ILDES, 1995. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/v29n78a08.pdf>. Acesso em 20 ago 2014.

MELLO E SOUZA; Alberto de. COSTA; Marly de A. Reformas do ensino básico: tendências e limites. Scielo Brasil. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.17 no.64 Rio de Janeiro July/Sept. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n64/v17n64a05.pdf>. Acesso em 18 ago 2014.

MÜLLER, Ademir. Avaliação Institucional da Gestão Escolar na Escola Pública: a democracia no processo decisório. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001.

OLIVEIRA, Sérgio G. Projeto Pedagógico e Regimento Escolar. (Revisado E Atualizado Para O Ano Letivo De 2014 Em Outubro De 2013). Escola Da Serra Belo Horizonte, Minas Gerais. Disponível em <http://www.escoladaserra.com.br/uploads/file/Projeto%20Pedag%C3%B3gico%202014%20-%20Oficial.pdf>. Acesso em 22 ago 2014.

PESSOA, Eudes André. A Constituição Federal e os Direitos Sociais Básicos ao Cidadão Brasileiro. Revista Âmbito Jurídico. Constitucional. Revista jurídica eletrônica mensal - Nº 120 - Ano XVII - JANEIRO/2014 - ISSN - 1518-0360. Disponível em <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9623>. Acesso em 21 ago 2014.

RISTOFF, D.; GIOLO, J. O SINAES como sistema. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 3, n. 6, p. 193-213, dez. 2006. In ABREU JÚNIOR, Nelson de. Sistema(S) de Avaliação da Educação Superior Brasileira. Cad. CEDES, Campinas vol.29 no.78, p.257-269, Maio/ago. 2009.

SORDI, Mara R. L. de; LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) Avaliação (Campinas) vol.14 no. 2 Sorocaba July 2009. SCIELO Brasil. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1414-40772009000200005&script=sci_arttext>. Acesso em 20 ago 2014.

SOUSA, S.Z. Avaliação Institucional: elementos para discussão. In: O Ensino Municipal e a Educação Brasileira, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo:SME, 1999.

SOUSA, Sandra Zákia L. Debater é preciso. In: Avaliação educacional - em busca de critérios justos - a construção de uma ação significativa. Revista Escola Pública - Editora Segmento, p. 16 - 29, set/2011.

YARZABAL, L.; VILA, A.; RUIZ, R. Evaluar para transformar. Caracas:IESALC/UNESCO, 1999. In ABREU JÚNIOR, Nelson de. Sistema(s) de Avaliação da Educação Superior Brasileira. Cad. CEDES Campinas vol.29 no.78, p.257-269, May/Aug. 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...