O ENSINO DA HISTÓRIA SOB O FAROL AMBIENTALISTA:
O ENSINO DA HISTÓRIA

Palavras-chave

Ensino de História. História Ambiental. Aprendizagem significativa. Formação docente.

Como Citar

Fernando da Silva , D. . (2021). O ENSINO DA HISTÓRIA SOB O FAROL AMBIENTALISTA: : UM DESAFIO DE SE COMBATER PARADIGMAS RELACIONADOS A HISTÓRIA AMBIENTAL E SUA APLICAÇÃO NO MEIO EDUCACIONAL . Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(02). https://doi.org/10.51249/gei02.02.2021.214

Resumo

O presente artigo tem o proposito de estimular as discursões entre concepções e confluências do ensino da História geral e teorias pedagógicas na parte ambiental, não se esquecendo da formação dos educandos, e da prática docente. Dessa maneira, a metodologia para a elaboração desse objeto de estudo parte de leituras do meio historiográfico sobre os seus pragmatismos acerca da temática ambientalista e seus fatores fundamentais. Evidencia-se que, a pesquisa, aponta a imprescindível modificação do posicionamento de todos os envolvidos na sociedade e não apenas no âmbito escolar. Daí a importância de se demonstrar claramente as terminologias dos conceitos de Ensino de História, Educação Ambiental e um modo que se possa direcionar e apontar novos caminhos e novas práticas.

https://doi.org/10.51249/gei02.02.2021.214
O ENSINO DA HISTÓRIA

Referências

BRASIL. Lei da Educação Ambiental. Presidência da República Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro gráfico, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acessado em: 03. fev. 2020.

BURKE, P. A escrita da história. Novas perspectivas, São Paulo: Editora da Unesp, 1992.

CANO, M. R. de. O. A reflexão e a prática em História. 2012, p. 115

DE OLIVEIRA, R. S.; ALMEIDA, V. L.; FONSECA, V. A. História: A reflexão e a Prática de Ensino. Blucher, Ministério da Educação, 2008, p. 155


DRUMMOND, J. A. A História Ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 4, n. 8, 1991, p. 177-197


FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia.53° ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996, 143p.

MARTINEZ, P. H. História e Meio Ambiente: Considerações sobre a Formação Continuada em Pesquisa, Ensino e Aprendizagem. Brasília, 2001, p. 217-229.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...