Resumo
O presente artigo tem o proposito de estimular as discursões entre concepções e confluências do ensino da História geral e teorias pedagógicas na parte ambiental, não se esquecendo da formação dos educandos, e da prática docente. Dessa maneira, a metodologia para a elaboração desse objeto de estudo parte de leituras do meio historiográfico sobre os seus pragmatismos acerca da temática ambientalista e seus fatores fundamentais. Evidencia-se que, a pesquisa, aponta a imprescindível modificação do posicionamento de todos os envolvidos na sociedade e não apenas no âmbito escolar. Daí a importância de se demonstrar claramente as terminologias dos conceitos de Ensino de História, Educação Ambiental e um modo que se possa direcionar e apontar novos caminhos e novas práticas.
Referências
BURKE, P. A escrita da história. Novas perspectivas, São Paulo: Editora da Unesp, 1992.
CANO, M. R. de. O. A reflexão e a prática em História. 2012, p. 115
DE OLIVEIRA, R. S.; ALMEIDA, V. L.; FONSECA, V. A. História: A reflexão e a Prática de Ensino. Blucher, Ministério da Educação, 2008, p. 155
DRUMMOND, J. A. A História Ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 4, n. 8, 1991, p. 177-197
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia.53° ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996, 143p.
MARTINEZ, P. H. História e Meio Ambiente: Considerações sobre a Formação Continuada em Pesquisa, Ensino e Aprendizagem. Brasília, 2001, p. 217-229.