Resumo
Em face do avanço das novas tecnologias que vem ocorrendo e atingindo a todos os setores da sociedade, o presente artigo traz uma discussão pautada em estudiosos sobre as mudanças que estão ocorrendo na educação. È relevante pensar de que maneira é possível utilizar tantos recursos disponíveis atualmente ao passo de poder proporcionar mudanças no processo de ensino-aprendizagem que até então era visto como algo estático e conservador. A tarefa do professor no século XXI não é mais a de levar o conhecimento pronto ao discente, mas tem sim o papel de atuar como mediador e facilitador no processo de construção do conhecimento. As mudanças que estão ocorrendo obrigam os educadores a buscar conhecimentos gerais e específicos para que possam desempenhar de modo satisfatório seu papel na sociedade.
Referências
CASCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Revista Presença Pedagógica, vol.4, n.20, p.29-37, mar/abr. 1998.
COELHO, Eduardo P. Utopia no mundo imperfeito. Rio de Janeiro-RJ, Caderno de idéias do Jornal do Brasil, agosto de 1990.
LEVY, Pierre. O que é virtual, trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996, 160p ( Coleção Trans)
MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
MORAN, J. M. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 2000.
PAIS,Luiz Carlos. Educação Escolar e as tecnologias da informática. 1 ed. 3reimp. Belo Horizonte, 2010.
PAPERT, S. Logo: Computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1988.
SILVA,Angela Carrancho da. Infovias para a educação.Campinas- SP:Alínea,2004.