Resumo
O presente artigo, de caráter teórico-conceitual, aborda a relação entre educação para as mídias e a modernidade líquida, apontando a dialogicidade e a interdisciplinaridade como caminhos possíveis para o estabelecimento de um processo de ensino-aprendizagem acerca da temática com jovens estudantes do Ensino Médico. Este estudo apresenta referencial teórico estruturado sobre os conceitos de diálogo e dialogicidade de Paulo Freire e das condições de liquidez e fluidez das sociedades modernas de Zygmunt Bauman, contextualizadas a partir do momento atual da sociedade, especificamente no âmbito da escola de nível médio direcionada à educação dos jovens. Nas considerações apontamos a viabilidade da dialogia e da interdisciplinaridade freiriana enquanto caminho para uma educação para as mídias integrada à realidade e receptiva às mudanças e atualizações contínuas do conhecimento demandadas pela modernidade líquida, oferecendo uma proposta de educação emancipatória e libertadora a partir da integração entre escola e todos os tipos de mídias disponíveis.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
MCCRINDLE, Mark. Generation Alpha: Mark Mccrindle Q & A With The New York Times. The McCrindle Blog, 2015. Disponível em: <http://mccrindle.com.au/the-mccrindle- blog/tag/youth/>. Acesso em: 10 mai 2021
MCCRINDLE, Mark.; WOLFINGER, Emily. The ABC of XYZ: understanding the global
generations. Sydney: UNSW Press, 2009.