A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO CÍVICO-MILITAR PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E FORMAÇÃO DE VALORES NA ÓTICA DE GESTORES, DOCENTES E PAIS
A CONTRIBUIÇÃO

Palavras-chave

Cívico-militar. Violência escolar. Prevenção. Modelo educacional.

Como Citar

Claudio Sales Barbosa, Allison José dos Santos, Paulo Henrique de Assis Brazil, Danielle Farias Vitorino Brazil, & Flávia Paes de Lima Siqueira. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO CÍVICO-MILITAR PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E FORMAÇÃO DE VALORES NA ÓTICA DE GESTORES, DOCENTES E PAIS. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(03). https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.401

Resumo

Esse artigo apresenta o modelo educacional cívico-militar como uma proposta de trabalhar os valores patrióticos com ênfase no desenvolvimento da aprendizagem, moral e cívico, visando uma formação integral do sujeito. Tem como objetivo analisar as percepções dos professores, pais e gestores sobre a contribuição do modelo educacional cívico-militar para a redução da violência, indisciplina e formação de valores em uma cidade da Região Metropolitana do Recife/PE. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva e de campo. A amostra foi composta por 13 gestores, 30 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e 21 pais de uma cidade da região metropolitana do Recife/PE, dos quais foram submetidos a responder um questionário eletrônico. No entanto, este estudo revelou-se que os fatores de indisciplina e violência na escola têm comprometido o rendimento escolar dos alunos. O estudo também apontou que o Ecim na perspectiva dos gestores, docentes e pais contribui para a prevenção da violência no ambiente escolar e melhoria do rendimento escolar de forma significante. Assim como contribui para um bom desempenho escolar. Ainda mais, destacou que o modelo educacional cívico-militar pode promover valores morais, cívicos e patrióticos da sociedade, significativamente.

https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.401
A CONTRIBUIÇÃO

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