MÚSICA E GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO
MÚSICA E GEOGRAFIA

Palavras-chave

Dispositivo didático-pedagógico, Música, Geografia, Semiárido.

Como Citar

Rafael da Silva Santos, C. ., Saraiva dos Santos, J. ., Katiely Amaro da Silva, J., dos Santos Siqueira, J. ., Mendes Santos, D. ., & dos Santos Seltorio, R. . (2021). MÚSICA E GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(04). https://doi.org/10.51249/gei02.04.2021.475

Resumo

O século XXI, indubitavelmente, é marcado por diversas transformações em todas as áreas como, por exemplo, econômica, cultural, social, educacional etc. Essas mudanças implicam na forma como as relações pessoais são realizadas e seus desdobramentos, sobretudo, no contexto da sala de aula no tocante do ensino-aprendizagem e no elo aluno-professor. Nesse contexto, a escola, principal instituição propulsora dessas transformações, aliado ao professor passam a assumir novos desafios que promova o protagonismo dos discentes na construção do seu próprio aprendizado frente à revolução técnico-científico-informacional. Desse modo, o presente artigo tem o objetivo de discutir a importância da música como dispositivo didático-pedagógico no ensino de Geografia no contexto do semiárido a partir da música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira intitulada de “Asa Branca” composta na década de 70 e, que até os dias de hoje, é considerada um dos maiores clássicos da música brasileira. Para a realização desse estudo foi usada a metodologia de pesquisa bibliográfica recorrendo-se às obras mais recentes sobre a temática em sítios web como: Google Acadêmico, SciELO, etc. Constatou-se que a música é um importante dispositivo didático-pedagógico para trabalhar com temas e conceitos da Geografia Escolar, visto que, a partir dela pode-se trabalhar diversas temáticas e aborda o contexto socioespacial do recorte geográfico em questão, especialmente, acerca do semiárido a fim de contribuir com a formação do sujeito no que tange a sua emancipação e protagonismo, assim, potencializando sua base de conhecimento que possibilite criar suas próprias concepções e sustentações e seja um agente promotor de transformação do meio em que está inserido, desse modo, indo de encontro com os princípios e objetivos que dispõem as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destarte, a música é um importante dispositivo didático-pedagógico para adicionar nas aulas de geografia, pois possibilitar o educando construir seu conhecimento através de outras linguagens, ademais, dinamiza o processo educativo o tornando mais atrativo e significativo.

https://doi.org/10.51249/gei02.04.2021.475
MÚSICA E GEOGRAFIA

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