Resumo
O presente artigo anseia mostrar aspectos da formação continuada de professores, utilizando práticas de artivismo em uma perspectiva da educação popular. São apresentados diversos conceitos, bem como pesquisas e dados relacionados aos temas abordados. Carlos Brandão, Cláudia Zamboni, Maria da Glória Gohn, Osmar Fávero, Paulo Freire, Vera Regina Boccato são alguns dos autores que dão aporte aos temas, bem como David Buckingham, pesquisas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, entre outros.
Referências
ALADRO-VICO, E.; JIVKOVA-SEMOVA, D.; BAILEY, O. Artivism: a new educative language for transformative social action. Comunicar, v. 26, n. 57, p. 9-18, 2018.
ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2003.p. 73-75
BAUER, Martin W.; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. [In]: BAUER, martin; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
BELLE, T. J. Formal, non formal and informal education: a holistic perspective on lifelong education. International Review of Education, v. 28, p. 159-175, 1982.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, SP,v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRANDÃO, C. R. O que é Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRANDÃO, C. R ; FAGUNDES, M. C.V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, n. 61, p. 89–106, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300089>. Acesso em: 1 Feb. 2021.
BUCKINGHAM, D; BANAJI, S. A retórica da criatividade: uma revisão da literatura. 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/527681/The_Rhetorics_of_creativity_a_review_of_the_literature. Acesso em: 02 fev. 2021.
CAZELLI, S.; COIMBRA, C. A. Q. Proposta para a avaliação da prática pedagógica de professores.Ensino em Re-Vista, Uberlândia: UFU, v. 20, n. 1, p. 133-148, jan./jun. 2013.
CAZELLI, S; COSTA, S.F; MAHOMED, C. O que precisa ter um futuro professor em seu curso de formação para vir a ser um profissional de educação em museus? Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 579-595, 2010.
CETIC.BR - Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Educação - Professores. Disponível em: <https://cetic.br/pt/tics/educacao/2019/escolas-urbanas-professores/>. Acesso em: 1 Feb. 2021.
FÁVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
FREIRE, P. The politics of education: culture, power, and liberation. Westport, CT: Bergin and Garvey, 1985
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 2003.
FOSTER, Allen; FORD, Nigel. Serendipity and information seeking: an empirical study. Journal of Documentation, v. 59, n. 3, p. 321-340, 2003. DOI: 10.1108/00220410310472518.
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003>. Acesso em: 1 Feb. 2021.
GULLAR, F. Cultura popular. In: FÁVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60 . Rio de Janeiro: Graal , 1983.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2018.pdf. Acesso em: 16 jan. 2021.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 16 jan. 2021.
RAPOSO, P. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 3-12, 2015.
SOUZA, J. F. E a educação popular: Uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007. 424 p.
TORRE, S; ZWIEREWICZ, M; FURLANETTO, E.C. (orgs.). Formação docente e pesquisa interdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011.
ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2003.p. 73-75
BAUER, Martin W.; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. [In]: BAUER, martin; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
BELLE, T. J. Formal, non formal and informal education: a holistic perspective on lifelong education. International Review of Education, v. 28, p. 159-175, 1982.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, SP,v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRANDÃO, C. R. O que é Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRANDÃO, C. R ; FAGUNDES, M. C.V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, n. 61, p. 89–106, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300089>. Acesso em: 1 Feb. 2021.
BUCKINGHAM, D; BANAJI, S. A retórica da criatividade: uma revisão da literatura. 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/527681/The_Rhetorics_of_creativity_a_review_of_the_literature. Acesso em: 02 fev. 2021.
CAZELLI, S.; COIMBRA, C. A. Q. Proposta para a avaliação da prática pedagógica de professores.Ensino em Re-Vista, Uberlândia: UFU, v. 20, n. 1, p. 133-148, jan./jun. 2013.
CAZELLI, S; COSTA, S.F; MAHOMED, C. O que precisa ter um futuro professor em seu curso de formação para vir a ser um profissional de educação em museus? Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 579-595, 2010.
CETIC.BR - Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Educação - Professores. Disponível em: <https://cetic.br/pt/tics/educacao/2019/escolas-urbanas-professores/>. Acesso em: 1 Feb. 2021.
FÁVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
FREIRE, P. The politics of education: culture, power, and liberation. Westport, CT: Bergin and Garvey, 1985
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 2003.
FOSTER, Allen; FORD, Nigel. Serendipity and information seeking: an empirical study. Journal of Documentation, v. 59, n. 3, p. 321-340, 2003. DOI: 10.1108/00220410310472518.
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003>. Acesso em: 1 Feb. 2021.
GULLAR, F. Cultura popular. In: FÁVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60 . Rio de Janeiro: Graal , 1983.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2018.pdf. Acesso em: 16 jan. 2021.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 16 jan. 2021.
RAPOSO, P. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 3-12, 2015.
SOUZA, J. F. E a educação popular: Uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007. 424 p.
TORRE, S; ZWIEREWICZ, M; FURLANETTO, E.C. (orgs.). Formação docente e pesquisa interdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...