Resumo
O presente artigo tem por finalidade delinear os diferentes caminhos necessários para a formação do leitor contemporâneo, o objetivo é trazer a luz do conhecimento que a trasmidia hoje, se traduz como perspectiva fortuita na formação do leitor, dado as diferentes possibilidades que permeia e concatenam-se com o ato formativo. Esse artigo estrutura-se a partir de uma descrição do que é trasmidia e de que forma ela acontece contribuindo para/na formação do leitor contemporânea. O estudo bibliográfico do livro “Cultura da Convergência” de Henry Jenkins (2009) embasa em sobremaneira a estrutura desse trabalho e também a leitura trasmidiada de obras como: a saga Harry Potter e A escrava Isaura. Para além de entendermos como o processo trasmidiatico contribui na formação do leitor, visamos identificar o passo a passo, que convergem na (re) estruturação do conhecimento e saberes leitores.
Referências
BERNARDO, Nuno. The producers guide to transmedia: how to develop, fund, produce and distribute compelling stories across multiple platforms. Lisboa: beActive, 2011.
BOTTENTUIT J. J. B., & Coutinho, C. P. (2011). Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. M. P. Rioboo, B. D. da Silva, L. Almeida (eds), IX Congresso Internacional de Psicopedagogia, (pp. 873-846). Coruña. Acedido de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7094.
BOTTENTUIT J. J. B., Lisbôa, E. S., Coutinho, C. P. (2009). Podcast e Vodcast: o potencial da ferramenta VoiceThread. In A. A. A. Carvalho (ed), Actas do Encontro sobre Podcasts, (pp. 281-286). Braga: CIEd, Acedido de de http://repositorium.sdum. uminho.pt/ handle/1822/9423.
GIOVAGNOLI, Max. Transmedia storytelling: imagery, shapes e techniques. Pittsburgh: ETC Press, 2011.
GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura: São Paulo: Moderna. 1994.
GOSCIOLA, Vicente; VERSUTI, Andrea. Narrativa transmídia e sua potencialidade na educação aberta, 2012. Disponível em: < http://oer.kmi.open.ac.uk/wpcontent/uploads/cap08_redeice.pdf >. Acesso em 1 abr. 2021.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JÚNIOR, João Santos da Silva. Capitu, Lucíola e Isaura: uma releitura feminista da literatura brasileira do século XIX. Biblioteca Escolar em Revista, n. 1, v. 7, p. 43-56, 2020.
MOURA, A., & CARVALHO, A. A. (2011) Podcast: Potencialidades na Educação. Revista Prisma.com, 3, 88-110. Acedido de http://revistas.ua.pt//index.php/prismacom/article/view/623.
PHILLIPS, Andrea. A creator’s guide to transmedia storytelling: how to captivate and engage audiences across multiple platforms. New York: McGraw-Hill: 2012.
PRATTEN, R. Getting Started in Transmedia Storytelling: A Practical Guide for Beginners. Seattle: CreateSpace. Project Tommorow. (2012). Personalizing the Classroom Experience – Teachers Librarians and Administrators Connect the Dots with 9 Digital Learning. (2011)
ROSSINI, Antoninho. Os desafios da era pós-digital e as novas mídias. Revista da ESPM,
São Paulo, v. 24, n. 3, p. 79-88, jul-set. 2018.
ROWLING, J. K. O prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro, Rocco, 2000
_______________ Harry Potter e a Câmara Secreta. Rio de Janeiro, Rocco, 2000.
_______________Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rio de Janeiro, Rocco, 2003.
_______________. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro, Rocco, 2000.
_______________. Harry Potter e as Relíquias da Morte. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.
_______________Harry Potter e o Cálice de fogo. Rio de Janeiro, Rocco, 2001
SANTAELLA, L. (2018). A potência expansionista da narrativa. In: Santaella, L.; Massarolo, J.; Nesteriuk, S. (Org.), Desafios da transmídia: processos e poéticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, p. 66-83.
SENNA, Luis Antonio Gomes. O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO. Anais do “I Seminário Internacional de Educação” (Cianorte-Paraná-Brasil), p. 2286-2289, Setembro/2001 - ISSN 1676-0417. Acesso em 01 de abril, 2021.
SCOLARI, C. A__. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. 2a ed. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.