PONTUAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA CULTURA DE PAZ COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE
PONTUAÇÕES

Palavras-chave

Educação. Pedagogia da Presença. Cultura de Paz. Violência Escolar.

Como Citar

Cabral de Arruda Junior, O. . (2021). PONTUAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA CULTURA DE PAZ COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(04). https://doi.org/10.51249/gei02.04.2021.486

Resumo

Este artigo é resultado de uma ação integrada de intervenção escolar desenvolvida na Secretaria de Educação da Cidade do Recife em uma das escolas prioritárias que apresentava alto índice de violência e baixo fluxo escolar. O presente estudo fundamentou-se nos princípios da Pedagogia da Presença, de autoria de Antônio Carlos Gomes da Costa, cujo eixo principal  são as relações positivas criadas através dos laços de afeto e de respeito estabelecidos entre os sujeitos no contexto escolar. As estratégias didático pedagógicas, consistiram em rodas de conversa, oficinas  pedagógicas e grupos focais tendo como temática a cultura de paz. Configurou-se um grande esforço para gerar a cultura da mediação e da paz, com vistas ao respeito e criação de laços afetivos e de construção colaborativa e cidadã entre os sujeitos da comunidade escolar. Portanto, o propósito deste trabalho foi desenvolver ações pedagógicas que favorecessem um ambiente escolar acolhedor, fomentador de respeito, de interações construtivas, do cuidado e zelo pelos equipamentos escolares, valorização das relações humanas e para a formação cidadã. Pontua-se, inicialmente, que este trabalho de intervenção escolar contribuiu para germinar de forma significativa a prática  das relações do respeito mútuo entre educador e educando, fundamentando a intervenção construtiva, inventiva, favorável ao desenvolvimento pessoal e social das crianças, adolescentes e jovens.

https://doi.org/10.51249/gei02.04.2021.486
PONTUAÇÕES

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