A REALIDADE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO DO MARANHAO
A REALIDADE DOS PROFESSORES

Palavras-chave

Educação do campo. Formação. Ensino de Ciências.

Como Citar

Feitosa Aguiar, A. ., & Francisco Rodrigues Peres, J. . (2022). A REALIDADE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO DO MARANHAO. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(06). https://doi.org/10.51249/gei.v2i06.605

Resumo

A Educação do Campo tem um vínculo com sujeitos sociais e com suas especificidades, exigindo do docente um trabalho diferenciado em relação a educação urbana, mediando o diálogo entre teoria e prática pedagógica, currículo e realidade do campo. Neste sentido, delineou-se como objetivo geral da pesquisa, analisar como as formações continuadas contribuem para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores que atuam nas escolas do campo, e como objetivos específicos identificar o perfil dos docentes que atuam do 6º ao 9º ano no ensino fundamental na escola do campo do município, investigar como são as práticas pedagógicas dos professores nas escolas do campo; compreender como estão sendo realizadas as formações continuadas para os docentes que atuam em escolas do Campo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, o instrumental utilizado foi entrevista com professores, e observações não participantes no contexto escolar. Os encaminhamentos da pesquisa mostraram que os professores possuem formação para atuarem do 6º ao 9º ano, porém, trabalham com diversas disciplinas, com o intuito de completar a carga horária proposta pela secretaria, além disso, as formações oferecidas, não contribuem de forma significativa, pois não são voltadas a realidade do campo e docentes sentem-se excluídos, pois tudo é voltado para a zona urbana.

https://doi.org/10.51249/gei.v2i06.605
A REALIDADE DOS PROFESSORES

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