Resumo
O artigo tem como objetivo deste estudo é visualizar e entender a efetividade do Endomarketing como um caminho utilizado para superação dos desafios enfrentados nas organizações para direcionar seu time de colaboradores. Deste modo, a revisão bibliográfica e estudo a ser desenvolvido sobre as empresas selecionadas irão buscar contribuir com informações do universo do Endomarketing e da sua realidade em ambiente empresarial, procurando identificar os principais efeitos e consequências alcançadas em todas as suas fases. Embasado em um conjunto de autores, referências bibliográficas e entrevistas, visa complementar o debate sobre os benefícios da implementação do endomarketing nas organizações e seus efeitos práticos nos colaboradores das instituições, analisando como as estratégias do endomarketing podem impactar as organizações/colaboradores e agregar valor em seus resultados e na motivação/dominação dos seus colaboradores.
Referências
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
BRUM, A. De Medeiros. Respirando Endomarketing. Porto Alegre: L&PM, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implantação e Controle. 3. ed. São Paulo, SP, Atlas 1994, p. 37.
KOTLER, Philip. Marketing 5.0. 1.ed. – Rio de Janeiro: Sextante,2021.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Artmed; UFMG, 1999.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.