Resumo
This article describes training in social skills for children in situations of social vulnerability. 13 children participated, aged 7 to 12 years, linked to the Social Assistance Reference Center (CRAS). The children participated in 11 sessions and their parents in 2 sessions, all lasting 90 minutes. GThe inclusion of social skills training in CRAS as a strategy for preventing and reducing risk factors in childhood is discussed.
Referências
Baraldi, D. M., & Silvares, E. F. de M. (2003). Treino de habilidades sociais em grupo com crianças agresivas, asociado à orientação dos pais: Análise empírica de uma proposta de atendimento. Em A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Quesotões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 235-258). Campinas: Alínea.
Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2002). Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, 7, n. 2, 227-235.
Caballo, V. E. (1997). El papel de las habilidades sociales em el desarrolo de las relaciones interpesonales. Em D. R. Zamignani (Org.), Sobre comportamento e cognição (pp 229-233). São Paulo: Arbytes.
Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos.
Coie, J. D., Dodge, K. A., & Coppotelli, H. (1982). Dimensions and types of social status: a cross-age perspective. Developmental Psychology, 18,557-570.
D’Avila-Bacarji, K. M. G., Marturano, E. M., & Elias, L. C. S. (2005). Suporte parental: um estudo com queixas escolares. Psicologia em Estudo, 10, n. 1, 107-115.
Dell’aglio, D. D., & Hutz, C. S. (2004). Depressão e Desempenho Escolar em Crianças e Adolescentes Institucionalizados. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17, n. 3, 341-350.
De Antoni, C., & Koller, S. H. (2001). O psicólogo ecológico no contexto institucional: Uma experiência com meninas vítimas de violência. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, 21, n. 1, 14-29.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1999). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e Educação. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A.(2003). Aprendizagem socioemocional na infancia e prevenção da violência. Em A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Habilidades Sociais: Desenvolvimento e aprendizagem (pp. 83-127). Campinas: Alínea.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). SMHSC – Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças. São Paulo: Casa do Psicologo. Caderno de Pranchas.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette A. (2006). Psicologia das Habilidades Sociais na infância: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes.
Ferreira, M. de C. T., & Marturano, E. M. (2002). Ambiente Familiar e os Problemas do Comportamento apresentados por Crianças com Baixo Desempenho Escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20, n. 1, 34-44.
Gomide, P. I. C. (2004). Pais Presentes, pais ausentes: regras e limites. Petrópolis: Vozes. Gorayeb, R. (2006). Ensino de Habilidades de Vida na Escola: Uma Experiência com Adolescentes. Psicologia em Estudo, 11, n. 3, 561-568.
Grotberg, E. H. (2005). Introdução: novas tendências em resiliência. Em A. Melillo, E. N. S. Ojeda e Cols (Orgs.), Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas (pp. 15-22). Porto Alegre: Artmed.
Infante, F. (2005). A Resiliência Como Processo: Uma Revisão da Literatura Recente. Em A. Melillo, E. N. S. Ojeda e Cols (Orgs.), Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas (pp. 23-38). Porto Alegre: Artmed.
Magalhães, P. P. (2002). Treinamento de habilidades sociais com estudantes de Psicologia.
Mash, E. J., & Graham, S. A. (2005). Panorama Geral dos Transtornos Infantis. Em V. E. Caballo & M. A. Simón (Orgs.), Manual de Psicología Clínica Infantil e do Adolescente (pp. 29-56). São Paulo: Santos.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Retirado no dia 06/12/2007, do website http://www.mds.gov.br/programas/rede-suas/protecao-social-especial/programa-de- erradicacao-do-trabalho-infantil-peti.
Murta, S. G. (2007). Programas de Prevenção a Problemas Emocionais e comportamentais em Crianças e Adolescentes: Lições de três décadas de Pesquisa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20, n.1, 01-08.
Murta, S. G. (2008). Programa de Habilidades de Vida para Adolescentes: um manual para aplicação. Goiânia: Porã Cultural.
Oaklander, V. (1980). Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus.
Papalia, D. E., & Olds, S. W. (2000). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Pesce, R. P., Assis, S. G., Santos, N. & Oliveira, R. de V. C. (2004). Risco e Proteção: Em busca de um equilibrio promotor de Resiliência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20, n. 2, 135-143.
Sapienza, G., Pedromônico, M. R. M. (2005). Risco, Proteção e Resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Psicologia em Estudo, 10 , n.2, 209- 216.
Sebastiani, R. W. (2004). O adolescente em situação de risco social: uma intervenção para promoção de saúde. Dissertação de Mestrado Não-Publicada, Programa de Pós- Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Secretaria Nacional de Assistência Social (2005). Guia de Orientação Técnica SUAS nº 1 Proteção Social Básica de Assistência Social. Brasilia – DF. Texto não publicado.
Santos, L. C., & Marturano, E. M. (1999). Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12, n. 2, 377-394.
Silva, M. de P. (2006, novembro). Treinamento de Habilidades Sociais para adolescentes: uma experiência no Programa de Atenção Integral à Familia(PAIF). Trabalho apresentado no IV Congresso de Psicologia de La Salud – ALAPSA, Sao Paulo, SP.
Vaz, S. P. A. (2007). Promoção de Resiliência e Habilidades Sociais Entre Adolescentes.
Virgolim, A. M. R., Fleith, D. de S., & Pereira, M. S. N. (1999). Toc,toc…plim, plim!: lidando com as emoções, brincando com o pensamento a través da criatividade. Campinas: Papirus.
Weber, L. (2007). Eduque com carinho: para pais e filhos. Curitiba: Juruá.