AS FUNÇÕES DO COMPUTADOR COMO APARATO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL
PDF

Palavras-chave

Informática. Computador. Ensino. Tecnologia educacional.

Como Citar

Guilherme da Rocha, A. ., Regina de Queiroz, C. ., Ferreira da Costa, D. ., do Nascimento Silva, E. ., Batista Nunes da Cunha, E. ., do Nascimento, G. ., Alves Bertolino dos Santos, H. ., da Silva, I. . ., Cardosos dos Santos, J., Alves da Silva Gastaldi, M. ., Eliane Bezerra dos Santos, M. ., Ferreira da Silva Oliveira, M. ., Francisca da Silva, M. ., da Rocha Farias, O. ., Celi Vieira da Silva Correia, R. ., Carvalho de Assunção, S. ., & Reifur Morais, S. . (2024). AS FUNÇÕES DO COMPUTADOR COMO APARATO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL. Humanas Em Perspectiva, 11. https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2196

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o uso do laboratório de informática como recurso pedagógico na escola pública. Percebe-se que na era da tecnologia e da internet, muitos professores se prender nos obsoletos quadros negros e giz banco. Então escolher este tema foi para mim tentar descobrir se na grade curricular da escola tem aulas interativas ou que pelo menos os professores levam seus alunos com uma certa frequência no laboratório de informática a fim de que possam realizar suas pesquisas, ampliar seu vocabulário ou até mesmo realizar algum tipo de atividades em sites educacionais.

https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2196
PDF

Referências

Araújo, Eliane de Jesus. Adão, Jorge Manoel. O uso estratégico de recursos tecnológicos na alfabetização de crianças: desafios e oportunidades para o presente e futuro. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 12, p. 32878-32894, 2023.

Banhos, Laís Mantovani Ramos. USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. GESTÃO & EDUCAÇÃO, v. 6, n. 02, p. 64 a 72-64 a 72, 2023.

Barbosa, Cristiane Clebia. Martins, Cibelle Amorim. RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO:(re) pensando a formação docente continuada durante e pós-pandemia. REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576), v. 16, 2024.

Dorigoni, G. M. L.; Da Silva, J. C. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. v. 10, p. 12, 2013.

Ferreira, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 56 f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014.

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35º Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Jordão, T. C.. Formação de educadores: a formação do professor para a educação em um mundo digital. In: Tecnologias digitais na educação. MEC, 2009.

Libâneo, Jose Carlos, Adeus professor, adeus professora?:Novas exigências educacionais e profissão docente. 13º Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Luccheti, Tatiane Alves et al. O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS: CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DAS MULTIMÍDIAS. Revista Ilustração, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 259–266, 2024.

Meroto, Monique Bolonha das Neves et al. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 5, p. 157-163, 2023.

Moura, Edmilson Borges de; DA CONCEIÇÃO MOURA, Angelita Teresa. A TECNOLOGIA ALIADA À EDUCAÇÃO. Construindo Pontes: Diálogos entre Ciências Humanas e Sociais-Volume 2, 2024.

Silva, Â. C. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 527-554, jul. /set. 2019.

Sousa, Matozalém de et al. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO DIGITAL: INTEGRANDO TECNOLOGIAS, CIDADANIA E INOVAÇÃO. Revista Amor Mundi, v. 5, n. 2, p. 173-181, 2024.

Souza, A.. Souza, F. (2016). Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de aplicação no ensino médio. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (de Licenciado em Ciência da Computação). UFPB, João Pessoa, 2016.

Souza, Emanuele Nogueira de et al. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 4, p. e443017-e443017, 2023.

Tibúrcio, Giuliano Alencar. Borges, Fábio Alexandre. Cibotto, Rosefran Adriano Gonçales. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ARTE SOB AS LENTES DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Educação e Linguagens, v. 12, n. 23, p. 253-273, 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...